Início Taubaté Personagens de Monteiro Lobato realizam plantio de árvores nativas no dia da...

Personagens de Monteiro Lobato realizam plantio de árvores nativas no dia da Água em Taubaté

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

Em comemoração ao dia mundial da água, 22 de março, a secretaria de Meio Ambiente, com a ajuda dos personagens de Monteiro Lobato, realizaram o plantio de mudas de árvores nativas no entorno de uma nascente localizada no Parque Municipal Vale do Itaim, com o objetivo de auxiliar a conservação da nascente através da manutenção da mata ciliar.

A vegetação localizada as margens da nascente é chamada de mata ciliar. Ela é considerada uma área de preservação ambiental permanente, que são áreas protegidas, cobertas ou não por vegetação nativa, com a função de preservar os recursos hídricos, a estabilidade geológica e a biodiversidade, além de proteger o solo.

O Parque Natural Municipal Vale do Itaim foi o local escolhido para a realização deste plantio por se tratar de uma unidade de conservação da natureza, onde existem cerca de 7 nascentes. As nascentes do Parque abastecem o Rio Itaim, que se encontra com o Rio Una, que é o responsável pelo abastecimento de água de cerca de 30% do município de Taubaté.

Em 2018 o Parque Natural Municipal Vale do Itaim tornou-se uma unidade de conservação da natureza, totalizando uma área de 208 hectares, que tem como objetivo proteger os recursos naturais; preservar as espécies da fauna e da flora, especialmente as endêmicas e as ameaçadas de extinção; recuperar ou restaurar ecossistemas degradados; promover a educação e a conscientização ambiental; incentivar a recreação e o turismo ecológicos, valorizando o conhecimento e a cultura popular, além de proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa e estudos científicos.

Publicidade