Início Aparecida Santuário Nacional: o maior centro de peregrinação da América Latina

Santuário Nacional: o maior centro de peregrinação da América Latina

Foto: Thiago Leon/divulgação

Complexo possui ampla infraestrutura de acolhida aos mais de 12 milhões de visitantes brasileiros e estrangeiros que anualmente visitam a Basílica de Aparecida

Março começou com o dia Pan-americano de Turismo, comemorado na última segunda-feira (1º). O Santuário Nacional de Aparecida (SP), é um dos maiores centros de peregrinação religiosa da América Latina. Anualmente, mais de 12 milhões de visitantes passam pelo local, considerado o principal destino turístico-religioso do Brasil.

Para acolher o grande número de peregrinos, o espaço religioso investiu em um complexo de acolhida aos fiéis. No coração da estrutura está a Basílica que abriga a Imagem original da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Considerado o segundo maior templo católico do mundo, a igreja tem capacidade para 35 mil pessoas. Embora, neste período de pandemia, acolha apenas 1 mil fiéis em suas celebrações.

Publicidade

As missas, que acontecem em diversos horários todos os dias, são apenas uma parte do trabalho pastoral realizado com os romeiros. Diariamente, serviços como a celebração de batismos e confissões também acontecem em capelas que integram o complexo. Além disso, momentos de devoção popular como a oração do terço e a Consagração também compõem a rotina do Santuário.

“Em Aparecida, ao redor da mesa da Palavra e da Eucaristia, testemunhamos nossa comunhão, celebramos nossa fé. É o lugar onde renovamos nossa aliança com o Senhor”, explica o administrador-ecônomo do Santuário Nacional, padre Luiz Claudio Alves de Macedo.

Parte das celebrações é transmitida pela Rede Aparecida de Comunicação. Composta por emissoras de rádio, televisão, portal de internet, jornal e revistas, o conglomerado de mídia leva a mensagem do Altar de Aparecida para milhões de brasileiros que, por diversos motivos, não podem visitar a Basílica.

Para quem está na “Capital da Fé Brasileira”, uma ampla infraestrutura de acolhimento é oferecida aos visitantes. Segurança, Posto Médico, estacionamento, Centro de Apoio ao Romeiro, ambientes religiosos e culturais destinados à visitação, serviços de hospedagem, sanitários, sala para descanso dos motoristas, fraldários, serviços de visitas e Centro de Informações Turísticas compõem a área do complexo.

“Estamos sempre de prontidão para que você, sua família e sua romaria, chegando a Aparecida, possam realizar uma experiência muito especial de encontro com Deus pela mediação de Nossa Senhora”, afirma o administrador.

Cuidados redobrados – Durante a pandemia, o complexo intensificou os protocolos sanitários. Sinalizações e mensagens sonoras indicam o distanciamento social. Totens de álcool gel foram disponibilizados em diversos pontos para favorecer a higienização das mãos, que também pode ser realizada nos sanitários da Basílica, equipados com água corrente, sabão e papel toalha. O acesso a diversos locais é controlado e só acontece mediante o uso de máscaras, obrigatório em todo o espaço do Santuário.

Turismo da fé – De acordo com dados do Ministério do Turismo, o brasileiro apresenta, a cada ano, números mais expressivos em relação ao segmento religioso. Dados do Departamento de Estudos e Pesquisas do MTur dão conta que cerca de 17,7 milhões de brasileiros viajam anualmente pelo país levados pela fé. Aparecida representa mais de 67% deste número.