Início São José dos Campos Qualifica abre mais 3.600 vagas para cursos de capacitação em São José...

Qualifica abre mais 3.600 vagas para cursos de capacitação em São José dos Campos

Foto: Charles de Moura/PMSJC

O Programa Qualifica São José, da Prefeitura de São José dos Campos, abriu mais 3.620 vagas em 12 cursos gratuitos de qualificação nas modalidades EAD (ensino a distância) e presencial. As inscrições já estão abertas e se encerram em 28 de março, conforme o curso pretendido pelo candidato. A iniciativa está no Plano de Gestão 2021/2024.

Desde o início do ano, a Prefeitura, por meio do Programa Qualifica São José já tinha aberto outras 8.035 vagas para diversos cursos voltados para as necessidades do mercado.

Publicidade

Instituições

Os cursos são contratados pela Prefeitura junto a instituições nacionais como Sesi, Senai, Senac, Sebrae e Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), vinculada à Prefeitura.

Todos os cursos são gratuitos e oferecidos conforme as demandas do mercado, de acordo com levantamentos do Observatório do Mercado de Trabalho e Formação Profissional, da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, que é a coordenadora do programa.

Investimento

Nos últimos quatro anos, a Prefeitura investiu cerca de R$ 4 milhões em cursos de qualificação profissional, beneficiando as pessoas mais necessitadas, para melhorar a condição de empregabilidade dos candidatos. Nesse período, foram oferecidas cerca de 50 mil vagas em aproximadamente 250 cursos de qualificação e desenvolvimento profissional.

Cursos/vagas

Técnicas de vendas (Senac): 60

Rotinas de Administração e Produção (Senac): 30

Gestão da Rotina Diária (EAD): 500              

White Belt (gerenciamento e planejamento – EAD): 500                                

Delícia de tapioca  (Sesi): 30

Cuidador de idoso (EAD/Cephas): 350

Cuidados com a saúde na 3ª. idade (EAD/Cephas): 350

Compras, Armazenagem e Movimentação de materiais (EAD/Cephas): 350

Gestão de Transporte (EAD/Cephas): 350

Marketing digital (EAD/Cephas): 400

Rotinas de Recursos Humanos e Legislação (EAD/Cephas): 350

Segurança e Medicina do Trabalho (EAD/Cephas): 350

Total:  3.620

Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.sjc.sp.gov.br/qualifica ou Central 156. O critério para matrícula é o socioeconômico, priorizando quem mais necessita.

Somente a inscrição não implica em garantia da vaga. Os candidatos serão selecionados por critério socioeconômico e, os selecionados, são então formalmente comunicados pela equipe do DAQT (Departamento de Apoio e Qualificação ao Trabalhador), da Prefeitura.