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Procon Pinda realização mutirão de notificações a empresas

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

Na última sexta-feira (26) o Procon de Pindamonhangaba realizou uma ação intensiva para a entrega de notificações a empresas acionadas por consumidores do município. Devido à pandemia da Covid-19, a entrega das correspondências estava com atrasos.

Segundo a diretora da unidade, Gislene Cardoso, o atraso das notificações dificultou o retorno ao consumidor, que por muitas vezes pode perder o prazo de garantia do produto ou serviço.
“Nesta ação nós também conseguimos avaliar algumas notificações que constavam sem retorno de empresas. Quando isso acontece nós realizamos as notificações com agendamento de uma audiência para possível conciliação entre o fornecedor e o consumidor”, explicou Gislene.

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O Procon é um órgão estadual que atende junto ao sistema SINDEC do Estado São Paulo e conta com uma regional em São José dos Campos. A ação ocorreu nas cidades de Pindamonhangaba, Taubaté e São José dos Campos.

Segundo a diretora da unidade em Pindamonhangaba, algumas ações já estão sendo agendadas para melhor atendimento ao consumidor do município, como por exemplo a fiscalização no comércio. “Nosso objetivo é dar celeridade às reclamações dos consumidores e agilizar a notificação das empresas buscando sempre uma conciliação. Também estamos na rua realizando a sensibilização de empresas para estarem em dia com o cadastro no Programa SINDEC. O que for de competência do município iremos atuar com mais intensidade”, afirmou Gislene.

Apesar do período de pandemia vivido em 2020, o atendimento não parou na unidade e o Procon Pinda recebeu durante todo o ano passado 1.518 reclamações. A maioria delas está ligada ao setor de serviços de telefonia e postagem; serviços privados de assistência técnica, agência de viagem e escolas; setor financeiro (cartão de crédito, cobrança indevida, crédito consignado, transferência ou saque indevido, etc.) e setor de produtos (compra com problemas em produtos como móveis, aparelhos eletrônicos e vestuário).

O atendimento presencial no Procon acontece na sede da unidade, localizada na Av. Albuquerque Lins, 138 (ao lado da Farmácia) e precisa ser agendado pelo telefone 3643-4099. O consumidor conta ainda com mais três canais de atendimento virtual: WhatsApp, através do número 98298-1285; protocolo digital, através do aplicativo da Prefeitura 1DOC e por mensagem eletrônica, através do e-mail procon@pindamonhangaba.sp.gov.br.