Início São José dos Campos Cephas abre cursos gratuitos de qualificação para saúde do idoso em São...

Cephas abre cursos gratuitos de qualificação para saúde do idoso em São José dos Campos

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

O Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), em parceria com o Qualifica São José, inicia a partir desta terça-feira (23) a oferta de 700 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional à distância voltados para a saúde do idoso. 

As oportunidades são para Cuidador de Idoso e Cuidados com a saúde na terceira idade, sendo 350 vagas cada. 

Os cursos possuem alta empregabilidade e buscam capacitar, aperfeiçoar e atualizar o profissional que deseja entrar ou retornar ao mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil terá a quinta maior população idosa do mundo em 2023.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site do Qualifica até 11 de março, o início das aulas está previsto para o dia 29.

Cuidador de Idoso 

Oferecido em um único módulo, o curso de Cuidador de Idoso FIC (Formação Inicial Continuada) insere os alunos na rotina diária dos idosos, abordando as necessidades básicas, técnicas e cuidados assistenciais, estatuto, primeiros socorros, ética e orientação profissional. Além de noções de português e matemática. 

O curso possui duração de 180h e a carga horária semanal varia de acordo com a disponibilidade de cada aluno. 

Para concorrer às vagas, os candidatos precisam ser maiores de 18 anos, possuir Ensino Fundamental completo e ser morador de São José dos Campos.

Cuidados com a saúde na terceira idade

Com carga horária total de 50h, o curso livre tem como público principal estudantes, maiores de 16 anos, e profissionais da saúde. O objetivo é apresentar aspectos importantes que envolvem a saúde do idoso e ações que contribuem para o envelhecimento saudável.

Qualificação 

A expectativa da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) é abrir mais de mil novas vagas de qualificação para março. O aumento na oferta de cursos é uma ação prevista no Plano de Gestão 2021/2024. 

Publicidade