Início São José dos Campos Pontos críticos receberão obras de drenagem em São José dos Campos

Pontos críticos receberão obras de drenagem em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos lançou um pacote de obras para melhorar a estrutura de drenagem em cinco pontos da cidade, além de realizar dragagem, limpeza e desassoreamento de córregos e canais de todas as regiões. A força-tarefa está avaliada em R$ 4,1 milhões.

As obras irão beneficiar, sobretudo, os bairros Jardim das Indústrias, Jardim Satélite, Torrão de Ouro, Bosque dos Eucaliptos e Vale dos Pinheiros.

Publicidade

Uma das principais obras acontecerá na praça Hélio Augusto de Souza, no Jardim das Indústrias, região oeste da cidade. O serviço, depois de pronto, vai encerrar o antigo problema das enchentes no local.

Adenir Britto / PMSJC

O pacote de obras se soma a outras estratégias que visam garantir segurança, conforto e mobilidade para as pessoas que mais precisam, sobretudo nos períodos de chuva intensa.

Atualmente, a Prefeitura realiza trabalho intenso de dragagem, limpeza e desassoreamento de córregos e canais. Os serviços são realizados após o período das chuvas. Entre 2017 e 2020, foram investidos R$ 2,7 milhões.

Ação

O trabalho da Prefeitura já ocorre em novos bairros, loteamentos e condomínios. O esforço, entretanto, é para solucionar problemas em áreas mais antigas, onde as galerias de águas pluviais e as bocas de lobo são as mesmas desde a urbanização do município. Essas galerias, em especial, sofrem com os desgastes das paredes das tubulações, que recebem as sujeiras das águas do escoamento pluvial.

Na programação das obras de drenagem que entrarão em licitação nos próximos dias, estão previstas a execução de novas galerias nos seguintes locais:

Praça Hélio Augusto de Souza (Jardim das Indústrias) – Execução de reservatório sobre a área da praça, através de rebaixamento dos gramados em aproximadamente um metro do relevo atual para detenção temporária das águas pluviais excessivas.

Cidade Jardim / Rua Porto Novo (Jardim Satélite) – Novas galerias e bocas de lobo nas imediações com obras na Rua Porto Novo, Rua Pedro Tursi e Rua Valdomiro Malaquias de Barros. Essa nova drenagem acabará com o alagamento que ocorre no local em eventos de chuvas médias e intensas.

Rua João Miaci (Torrão de Ouro) – Execução de nova galeria e bocas de lobo na rua João Miaci para coletar o grande volume de águas pluviais que atualmente existe, devido à maior impermeabilização do solo, com crescimento populacional do trecho na estrada José Augusto Teixeira com a Rua João Miaci. Assim, essas águas não mais invadirão nos terrenos e propriedades locais.

Rua Guajas (Vale dos Pinheiros) – Execução de novas redes de galerias de águas pluviais na rua Guajas e Manoel Saldanha, visando resolver os problemas de alagamentos em trechos dessas ruas

Avenida Cidade Jardim / Sesi (Bosque dos Eucaliptos) – Execução de rede para captação de água do Sesi e melhoria das estruturas de captação da área alagada.
Serviços de dragagem, limpeza e desassoreamento de córregos e canais – Execução de dragagem, limpeza e o desassoreamento em caráter preventivo para restabelecer as condições de escoamento dos córregos e canais assoreados.