Início São José dos Campos Prefeitura e forças de segurança fecham 11 adegas e bares em São...

Prefeitura e forças de segurança fecham 11 adegas e bares em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

Os dois primeiros dias da operação especial integrada contra os fluxos, festas clandestinas e aglomerações em todas as regiões de São José dos Campos tiveram resultados positivos, com interdições e fechamentos de 11 adegas, bares e similares por descumprimento às regras sanitárias e de isolamento social do Plano São Paulo contra a covid-19.

 No total, 32 estabelecimentos comerciais foram multados por irregularidades como aglomerações e funcionamento além do horário determinado nos decretos e leis municipais e estaduais. O valor inicial da autuação é de R$ 5 mil, dobrando em caso de reincidência.

Durante as vistorias, foram apreendidas duas máquinas caça-níqueis, além de aparelhos de som e grande quantidade de bebidas alcoólicas.

Na noite deste sábado (13), a PM também utilizou sua tropa de cavalaria nos bloqueios realizados na região sul.  

“A Prefeitura e as forças de segurança estão de parabéns por reforçar o combate às aglomerações. Afinal, estamos em plena pandemia da covid-19 e não podemos relaxar. O pessoal está abusando”, disse a dona de casa Gisele Cruz, que tem 41 anos e mora no Campo dos Alemães, na zona sul.

Multas e prisões
O reforço das forças de segurança nas ruas praticamente impediu a realização dos fluxos. O único caso registrado pelas equipes ocorreu na noite deste sábado (13) no bairro SetVille Altos de São José, na zona leste, onde os guardas civis municipais, fiscais de posturas, agentes de Mobilidade Urbana e policiais militares dispersaram evento na porta de uma adega com 200 pessoas e 80 veículos.

Foram aplicadas multas no estabelecimento comercial e apreendidas bebidas e outras mercadorias. Nos dois primeiros dias da operação especial integrada, foram presas três pessoas por tráfico de drogas e furto de veículo. No total, foram aplicadas 221 multas por irregularidades de trânsito e som alto. Um motorista foi detido por embriaguez ao volante.

 As forças de segurança abordaram 300 pessoas e vistoriaram 271 veículos (carros e motos). Nas ações de bloqueio também foram apreendidos e recuperados 40 veículos. 

Os munícipes podem denunciar aglomerações e descumprimentos das regras de isolamento social por meio dos canais oficiais: Central 156 e pelos telefones 153 (GCM), 190 (COI/Copom) e 3901-4120 (DFPM). 

São José Unida 
A operação especial integrada teve início na última sexta-feira (12) e prossegue até a próxima quarta-feira (17) com bloqueios e ações em toda a cidade. O mutirão é integrado por GCM (Guarda Civil Municipal), DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais), agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana e Polícia Militar, que participa com a Atividade Delegada.

As ações de combate aos fluxos e aglomerações são executadas em todos os finais de semana e feriados e integram o programa São José Unida, criado em 2017 com o objetivo de reunir todas as forças de segurança para evitar a violência e reduzir os índices de criminalidade do município, o que tem acontecido mês a mês de acordo com os dados da SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública).

A força-tarefa visa aumentar o índice de isolamento social, evitar a propagação da covid-19 no município e garantir mais saúde, segurança e sossego à população.

Publicidade