Início São José dos Campos Carnaval Virtual tem Pirô, workshop de bonecões e samba em São José...

Carnaval Virtual tem Pirô, workshop de bonecões e samba em São José dos Campos

Publicidade

O Carnaval deste ano será diferente. Para manter a tradição do famoso bloco popular Pirô Piraquara, que vai às ruas há mais de 30 anos, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo vai fazer uma programação virtual a partir desta quinta-feira (11) para todo mundo curtir em casa, em segurança.

A programação “Carnaval Virtual 2021” conta com videodocumentário, que traz as histórias e as curiosidades do Pirô Piraquara, workshop de empapelamento e apresentações de samba-exaltação. Totalmente gratuita, as exibições serão transmitidas pelo canal do YouTube.

O videodocumentário traz relatos que envolvem histórias desde o surgimento do bloco carnavalesco, seu nome, seu hino, seu envolvimento com a população joseense, inclusive o carinho dos funcionários da FCCR na sua organização.

O workshop de empapelamento é uma ação cultural que tem como objetivo difundir e fomentar a tradicional arte de confeccionar bonecões e máscaras para o Carnaval, a partir da técnica de empapelamento, sob orientação dos bonequeiros Bega e Fátima Aparecida, que cuidam dos tradicionais bonecões do Pirô Piraquara.

A programação também terá a “Patuscada Carnavalesca”, com a apresentação com dois sambas de exaltação e minidocumentário das atividades de manutenção e aprendizagem de ritmos de instrumentos de percussão de bateria de escola de samba do Projeto Patuscada Online, ocorrido durante o ano de 2020, no formato virtual.

Programação

YouTube da FCCR

Dia 11/2/21 (quinta), às 19h

Histórias sobre o Pirô Piraquara – Videodocumentário

Dia 12/2/21 (sexta), às 15h

Workshop de Empapelamento, sob orientação dos bonequeiros Bega e Fátima Aparecida

Dias 13 e 14/02/21 (sábado e domingo), às 15h

Patuscada Carnavalesca – Participações dos aprendizes do Projeto Patuscada Online 2020, sob coordenação do mestre de bateria Rafael Freitas; das baianas da Escola de Samba Tom Maior – São Paulo e da Escola de Samba Estrela Cadente – Jacareí; e na voz e cavaco; respectivamente, as participações especiais de JuBlack e Milton Nascimento, integrantes da ala musical da Confraria do Samba Enredo de São José dos Campos.

Publicidade