Início Caraguatatuba Prefeito de Caraguatatuba anuncia abertura de mais 10 leitos de UTI na...

Prefeito de Caraguatatuba anuncia abertura de mais 10 leitos de UTI na Santa Casa e adequação de atividades econômicas

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, anunciou na noite desta terça-feira (02/02) a abertura de mais 10 leitos de UTI na Casa de Saúde Stella Maris para atendimento exclusivo de pacientes de Covid-19. Com isso, a estrutura da unidade hospitalar passará a ter 20 leitos de UTI, além daqueles de enfermaria auxiliares.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

Aguilar Junior confirmou ainda que já está em funcionamento mais 10 leitos de UTI no Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba. Com isso, a unidade totaliza neste momento 30 leitos de UTI exclusivos de Covid-19. E ainda continua em funcionamento mais 80 leitos na UPA Covid com 22 respiradores.

Publicidade

O aumento das estruturas hospitalares, aliada a diminuição do percentual de internações nas unidades e o início da campanha de imunização, coloca a cidade numa fase mais branda de restrições.

Com isso, a Prefeitura de Caraguatatuba publicou um novo decreto nesta terça-feira (02/02) com adequações de funcionamento para as atividades econômicas.

Podem funcionar as atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércios, shopping center, restaurantes, quiosques, salões de beleza e estética, autoescolas, instituições de ensino, academias, estúdios de personal training, atividades náuticas, atividades esportivas, eventos, convenções e atividades culturais, além de parques temáticos.

Os estabelecimentos liberados para o funcionamento deverão garantir a obrigatoriedade do uso de máscaras, capacidade máxima de até 40%, orientação de distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas, higienização das mãos. O funcionamento será de oito horas diárias com limite até 20h.

Após as 20h os estabelecimentos poderão funcionar exclusivamente com o serviço de entrega d elivery, de modo que não haja qualquer tipo de atendimento no balcão e que as portas estejam totalmente fechadas.

Ainda pelo decreto, fica proibida a venda de bebida alcoólica após às 20h por qualquer estabelecimento comercial.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

“Sempre analisamos os dados da Saúde, levando-se em conta o número de internações em nossas estruturas. Não é porque estamos abrindo mais leitos e já estamos vacinando alguns grupos que temos que relaxar. Temos que seguir todos os protocolos sanitários, distanciamento social, uso de máscaras. Somente com a responsabilidade de todos que vamos vencer esse vírus”, disse o prefeito Aguilar Junior.

Fiscalização

A fiscalização será realizada pelos agentes do Poder Público Municipal com o apoio dos órgãos do Governo do Estado de São Paulo, de modo que o seu descumprimento acarretará sanções, como multa no valor equivalente a 1.000 VRMs, dobrando em caso de reincidência e podendo chegar ao valor de 3.000 VRMs, além de interdição imediata do estabelecimento, bem como a cassação do alvará de funcionamento.

Todos os detalhes e regras sanitárias estão contidos no decreto: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2021/02/Edital_467.pdf