Início São José dos Campos Oxford: São José dos Campos inicia vacinação dos profissionais de saúde

Oxford: São José dos Campos inicia vacinação dos profissionais de saúde

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta quarta-feira (27), a vacinação dos profissionais de saúde contra a covid-19 com o imunizante da AstraZeneca/Universidade de Oxford, importadas da Índia pelo Governo Federal e liberadas pela Fiocruz. No total, o município recebeu 8.470 doses, que estão sendo distribuídas aos serviços de saúde públicos e privados.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

O Hospital de Clínicas Sul foi a primeira unidade a receber o imunizante. E a primeira profissional vacinada no local foi a técnica de enfermagem Suzana Natalina dos Santos, que já contraiu a covid-19 e trabalha no box de emergência da unidade desde dezembro de 2019.

“Estou muito feliz em receber a vacina. Essa é uma doença desconhecida e tenho medo de contaminar meus familiares. Agora com a vacina, me sinto mais aliviada”, disse Suzana, que mora com a mãe idosa e dois filhos.

Nesta primeira etapa da campanha, a Prefeitura recebeu 11 mil doses da CoronaVac enviadas pelo Governo do Estado. A prioridade é vacinar todos os profissionais do Hospital Municipal e os que trabalham na linha de frente das unidades de pronto atendimento (UPA), unidades básicas de saúde (UBS) e hospitais públicos.

Para os hospitais particulares, a Prefeitura fornece as doses e os insumos para eles vacinarem os médicos e enfermeiros que estão trabalhando no combate à pandemia.

Os demais públicos prioritários previstos no plano municipal de imunização, como profissionais de saúde autônomos, pessoas acima de 60 anos e moradores em situação de rua, serão contemplados numa segunda etapa da campanha, quando mais doses forem enviadas ao município.

Na terça-feira, a Prefeitura finalizou a vacinação em todas as 34 instituições de longa permanência de idosos e no hospital geriátrico da cidade. Foram imunizadas 1.158 pessoas desse grupo, entre residentes e funcionários que trabalham nessas instituições.

Desde a quarta-feira (20), dia do início da campanha no município, também foram vacinados 5.266 profissionais de saúde das redes pública e privada, totalizando 6.424 doses aplicadas da CoronaVac, a vacina do laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e da AstraZeneca/Oxford.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade