Início São José dos Campos Audiência com o MP comprova eficiência do Arco da Inovação em São...

Audiência com o MP comprova eficiência do Arco da Inovação em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

Em uma audiência de conciliação realizada pela Justiça nesta terça-feira (26), entre a Prefeitura de São José dos Campos, a Defensoria Pública e o MP (Ministério Público), foi consolidado o resultado do laudo pericial que concluiu que a obra do Arco da Inovação, ponte estaiada construída na região oeste na cidade, foi a melhor solução de engenharia para resolver os problemas de congestionamentos que aconteciam na rotatória do Colinas antes da execução da obra.

Agora, após a confirmação da eficiência do projeto, o MP solicita à Prefeitura a comprovação da eficiência do sistema semafórico inteligente instalado na Avenida Rio Branco x Av. São João e na Avenida Cassiano Ricardo próximo a rotatória do Torii (jardim japonês). Nos próximos dias a Prefeitura deverá enviar os projetos e informações ao perito judicial comprovando a efetividade do sistema inteligente.

Arco da Inovação

Entregue no primeiro semestre de 2020, o Arco da Inovação que liga a avenida Jorge Zarur às avenidas São João e Cassiano Ricardo, e desafoga o trânsito no principal ponto de congestionamento da cidade, beneficiando motoristas e passageiros do transporte coletivo. Ao todo, mais de 60 mil trabalhadores passam pelo trecho em 1.246 viagens de ônibus todos os dias – antes da pademia.

Única no Brasil em arco e curva, o método de construção da obra foi mais eficaz e econômico, além de ser menos agressivo ao meio ambiente. Sob a ponte na rotatória do Colinas foram construídos dois viadutos (superior e inferior) em formato de X.

O complexo viário tem ainda uma ciclovia de 3,6 quilômetros de extensão, que liga a Avenida Linneu de Moura à passarela da via Dutra, interligando as regiões norte, centro e oeste à sul.
A obra permitiu ainda uma série de melhorias, entre elas a implantação de baia e abrigos de ônibus, o que dá mais e melhores opções de embarque e desembarque aos usuários do transporte público e a instalação de um moderno sistema semafórico inteligente que também contribui para uma melhor fluidez no trânsito, permitindo uma passagem mais rápida pela rotatória do Colinas.

Publicidade