Início São José dos Campos Profissionais de saúde recebem primeiras doses da vacina em São José dos...

Profissionais de saúde recebem primeiras doses da vacina em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

São José dos Campos amanheceu em festa. A vacinação contra a covid-19 na cidade começou nesta quarta-feira (20). As primeiras doses da CoronaVac foram aplicadas em profissionais da saúde, no Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Sete profissionais da saúde receberam a primeira dose durante a cerimônia. Mais cedo, no Hospital Regional, quatro pessoas passaram pelo mesmo procedimento. O governador João Doria acompanhou a ação.

O médico Lafayete de Almeida Neto, de 71 anos, foi o primeiro profissional do HM a receber a vacina. “Considero o fato de ser o primeiro a ser vacinado como oportunidade de transmitir uma mensagem para as pessoas não se afastarem da vacina. Porque, no momento, não há nenhuma perspectiva de ficar imune a esse tipo de doença se não for vacinado”, afirmou.

Miriam Lima Pedroso, técnica de enfermagem, foi a segunda vacinada no Hospital. “Estou bastante ansiosa com essa vacina, esperamos muito tempo por ela. Todos devem tomar. É algo bom e a única coisa que podemos fazer para melhorar.”

“A experiência de ter tido covid foi algo muito diferente na minha vida. Trabalhando na linha de frente, sabíamos das chances de sermos infectados. Foram alguns dias difíceis, mas consegui superar e logo retornei ao trabalho”, completou a enfermeira Evani Costa.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Doses

A Prefeitura recebeu do Estado, na noite de terça-feira (19), apenas 11 mil doses da CoronaVac que serão utilizadas nesta primeira etapa da vacinação.

A prioridade é vacinar todos os profissionais do Hospital Municipal, o maior hospital público da cidade que atende os pacientes da covid-19 e quem está na linha de frente das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais públicos.

Para os hospitais particulares, a Prefeitura irá fornecer as doses e os insumos para eles vacinarem as equipes que estão trabalhando no combate à pandemia.

Os idosos que estão abrigados nas ILPIs e os colaboradores destes estabelecimentos também serão imunizados nesta primeira etapa, totalizando cerca de 1.000 pessoas. Os profissionais da Secretaria de Saúde irão fazer a vacinação nos locais a partir desta quinta-feira (21).

Nesta primeira etapa, não haverá vacinação para os idosos nas UBSs. Os demais públicos prioritários previstos no plano municipal de imunização, como profissionais de saúde autônomos, pessoas acima de 60 anos e moradores em situação de rua, serão contemplados numa segunda etapa da campanha, quando mais doses forem enviadas ao município.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade