Início Aparecida Maior romaria anual ao Santuário de Aparecida acontecerá de forma virtual em...

Maior romaria anual ao Santuário de Aparecida acontecerá de forma virtual em 2021

Foto: Thiago Leon
Publicidade

Romaria do Terço dos Homens terá celebrações a portas fechadas e cerimônias transmitidas

A Romaria Nacional do Terço dos Homens, a maior acolhida anualmente pelo Santuário Nacional, vai acontecer de forma virtual em 2021. A decisão foi tomada diante da emergência sanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus. Em 2020, a peregrinação reuniu cerca de 85 mil homens na Basílica de Aparecida (SP).

“Neste ano, a Romaria de fato vai ser virtual, pois nós não podemos juntar aqui no Santuário grandes multidões. Mas a gente tem a certeza de que ali de suas casas, na segurança de suas famílias, os homens do terço certamente vão rezar e acompanhar toda a programação que vai ser feita de uma maneira virtual, para alcançar os homens espalhados por todo o Brasil”, explicou o reitor do Santuário, padre Eduardo Catalfo.

A programação, transmitida pelas redes sociais do Santuário Nacional (Youtube e Facebook) e pela Rede Aparecida de Comunicação. As atividades da peregrinação virtual acontecem nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro com o tema “Terço dos Homens: No Santuário da Palavra, com Maria e José, cuidar da vida”.

A maior parte das celebrações acontecerá a portas fechadas na Basílica Velha de Aparecida. Dela participam apenas representantes dos principais grupos de todos os estados do Brasil. Nos últimos anos, foi registrada a presença de grupos vindos dos 27 estados brasileiros e do Distrito Federal. Desta vez, porém, o pedido é para que a habitual multidão de fiéis acompanhe as cerimônias de suas casas.

“Para esse ano, o Terço dos Homens terá uma programação virtual: não venha para Aparecida, fique em casa, mas fique em sintonia com a Rede Aparecida de Comunicação”, reforça padre Eduardo.

Embora não existam registros oficiais, o bispo referencial para o Terço dos Homens da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Juiz de Fora (MG), Dom Gil Antônio Moreira estima que cerca de 2 milhões de homens participem do movimento em todo o território nacional. Os grupos masculinos que se dedicam à oração do terço crescem a cada ano, impossibilitando que a Conferência Episcopal possua dados completos a respeito do fenômeno.

Comunicação Santuário Nacional

Publicidade