Início Pindamonhangaba Defesa Civil atende chamado para retirada de colmeia na Vila Borghese em...

Defesa Civil atende chamado para retirada de colmeia na Vila Borghese em Pindamonhangaba

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

Trabalho realizado pelas equipes de Pinda é referência na região

A equipe da Defesa Civil de Pindamonhangaba realizou a retirada de uma colmeia de abelha que estava localizada em uma caixa de energia elétrica, em uma residência no bairro Vila Borghese. Participaram da ação o diretor da Defesa Civil, Michel Cassiano e os agentes apicultores: Júlio, Lambari e Carlão.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

“Este é um dos serviços de urgência que a Defesa Civil de Pindamonhangaba presta para o município. A remoção não foi fácil, pois as abelhas estavam na parte interna da caixa de luz, isto é, dentro da parede, foram quase duas horas de procedimentos.

Publicidade

Após a retirada da colmeia, as abelhas foram levadas ao Parque Natural Municipal do Trabiju”, explica o diretor da Defesa Civil, Michel Cassiano. “Este trabalho é um grande diferencial da equipe de Pinda, que inclusive, dá suporte às equipes de outras Defesas Civis da região”.

Importante no resgate de vítimas, na recuperação de áreas atingidas e também na prevenção a desastres naturais, a Defesa Civil de Pindamonhangaba atua em conjunto com diversos setores para sanar as ocorrências que chegam até o órgão.

“No ano passado foram 865 ocorrências, sendo 282 relacionadas a abelhas ou marimbondos. Somente neste início de ano, já atendemos a 52 ocorrências, a maioria ligadas às fortes chuvas que tem ocorrido. Nós seguimos à disposição da população, reafirmando nossa meta: tornar a Defesa Civil de Pindamonhangaba referência na região e no Estado”, finalizou Michel.

Algumas recomendações à população:
– Nunca tente exterminar um enxame de abelhas ou a própria colmeia (queimando ou de qualquer outra forma), pois é crime ambiental, além de correr o risco de ser atacado;
– Nunca permita que pessoas não qualificadas (sem formação em apicultura), realizem a remoção ou o próprio extermínio de colmeias ou enxames;
– Não deixe que as abelhas construam sua colmeia, em suas residências, pois a abelha para defender o alimento, o mel, e principalmente, suas crias, elas atacam;
– Não jogue móveis velhos em terrenos baldios, pois, podem ser ocupados por abelhas e podem causar acidente em pessoas que estão limpando o terreno ou passando por eles.