Início São José dos Campos Mais de 90 animais de estimação estão à espera de um novo...

Mais de 90 animais de estimação estão à espera de um novo lar em São José dos Campos

Foto: Lucas Cabral/PMSJC
Publicidade

Em tempos difíceis, com mudanças comportamentais impostas pela pandemia de covid, o animal de estimação pode ser uma companhia para as pessoas que se sentem isoladas em casa. A adoção de um cão ou gato pode tornar 2021 um ano melhor, trazendo novo ânimo e alegria para a família.

O Centro de Controle de Zoonoses, da Prefeitura de São José dos Campos, tem atualmente 91 pets – 85 cães e 6 gatos – em busca de um lar. Entre os caninos, estão 12 especiais – amputados, cadeirantes ou em tratamento crônico – e 13 filhotes. Os felinos são todos adultos.

Praticamente metade do plantel – 41 cães e 5 gatos – é composta por animais direcionados. São aqueles com comportamentos que exigem maior cuidado na escolha da destinação, além de socialização prévia com o futuro dono.

No ano passado, houve queda no número de adoções, com redução maior no segundo semestre. Os números, que indicavam estabilidade desde janeiro, com pico de 24 animais adotados em maio, chegaram a zerar em novembro.

Por isso, é importante que os munícipes voltem a adotar um desses animais.

Para realizar a adoção, é preciso comparecer ao CCZ (rua George Willians, 581, Parque Industrial), que fica aberto para visitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Mais informações pelo telefone 3931-2292 ou 3934-4923.

No local, os interessados preenchem uma ficha e podem ver o book de fotos dos dogs e bichanos para fazer a escolha. Dependendo das características do animal, é necessária uma avaliação prévia do local onde ele ficará.

Após a adoção, uma equipe faz uma visita ao endereço para verificar a adaptação do animal. Os tutores ficam com o pet em período de teste por 15 dias. Passado esse tempo, a adoção é oficializada.

Gato aguardando por tutor no Centro de Controle de Zoonoses – Foto: Lucas Cabral/PMSJC
Publicidade