As inscrições para os cursos gratuitos de formação e especialização musical estão abertas até o dia 14 de janeiro
A Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura, abre inscrições para o processo seletivo 2021 para ingresso de estudantes nos cursos de formação e de especialização musical. Os cursos são todos gratuitos e os interessados podem se inscrever até 15h do dia 14 de janeiro.
Destinados a estudantes que buscam aprendizado focado na prática de canto e instrumentos variados, como violino, harpa, saxofone, trompete, flauta, guitarra, bateria, acordeão, entre outros. Os cursos de formação são divididos em três ciclos, tendo cada um os seguintes limites de idade: até 13 anos para o 1º ciclo; até 16 anos para o 2º ciclo; e até 21 anos para o 3º ciclo. Já os cursos de especialização correspondem ao 4º ciclo. Nesta modalidade são oferecidos cursos nas áreas de composição, regência coral, música antiga, academia de ópera e prática instrumental avançada (erudito e popular).
As duas modalidades são independentes, assim como seus ciclos, não sendo necessário que o aluno tenha feito os ciclos anteriores para poder se inscrever no desejado. Ao candidato, basta ter os conhecimentos necessários exigidos no edital para concorrer.
Também estão abertas as inscrições para ingresso de bolsistas nos grupos artísticos ligados à EMESP Tom Jobim, são eles: Banda Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Theatro São Pedro e Orquestra Jovem Tom Jobim.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site da EMESP Tom Jobim. O candidato encontra também no site o edital com todas as informações necessárias para inscrição, cronogramas e conteúdos programáticos.
Para mais informações acesse: http://emesp.org.br/processo-seletivo-2021/
Cronograma:
Até 14/01/2021 (até 15h – horário de Brasília): Período de Inscrições para o Processo Seletivo 2021
20/01/2021 – Publicação da lista de candidatas(os) inscritas(os) no Processo Seletivo 2021 para participação na prova da 1ª fase (análise do vídeo enviado no momento da inscrição)
28/01/2021 – Divulgação da lista de candidatas(os) aprovadas(os) na 1ª fase do Processo Seletivo 2021, com a convocação para a 2ª fase, locais, datas e horários das provas;
01 a 20/02/2021 – Realização das provas de 2ª fase do Processo Seletivo 2021;
24/02/2021 – Divulgação da lista de candidatas(os) classificadas(os) na 2ª fase do Processo Seletivo 2021. As(os) candidatas(os) classificadas(os) como aprovadas(os) serão convocadas(os) para preenchimento imediato de vagas remanescentes e as(os) classificadas(os) como suplentes, integrarão uma lista de espera.
25 e 26/02/2021 – Período de matrículas para os(as) candidatos(as) classificados(as) como aprovados(as) e convocados(as) para as vagas remanescentes disponíveis nos Cursos e Programas de 2021 da EMESP Tom Jobim.
01/03/2021 – Início das aulas para as(os) alunas(os) convocadas(os) e matriculadas(os).
Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim
Referência no ensino brasileiro de música, a EMESP Tom Jobim é uma escola do Governo do Estado de São Paulo gerida pela Santa Marcelina Cultura, Organização Social parceira da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Atende gratuitamente 1.300 alunas e alunos em seus cursos e habilitações em música popular e erudita, da teoria à prática musical. Em 2019, a EMESP Tom Jobim comemorou 30 anos de atuação. A Escola tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular. Com um corpo docente altamente qualificado, a EMESP Tom Jobim vem construindo um projeto pedagógico inovador, com foco no ensino de instrumento, no convívio dos alunos com grandes mestres e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), além de disciplinas teóricas de apoio. Em constante diálogo com as principais instituições de formação musical do Brasil e do mundo, a EMESP Tom Jobim oferece a cada ano centenas de shows, concertos, workshops e master classes. A EMESP Tom Jobim mantém um eixo de difusão artística complementar às atividades de formação com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de seus alunos e criar uma ponte entre o aprendizado e a profissionalização, além de fomentar a formação de público e a difusão da música em todas as modalidades. A Escola mantém os grupos artísticos: Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim que oferecem bolsas para as alunas e os alunos da Escola.