Início Pindamonhangaba Fortes chuvas castigam bairros de Pindamonhangaba

Fortes chuvas castigam bairros de Pindamonhangaba

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

Ao menos oito bairros de Pindamonhangaba foram castigados com as fortes chuvas que caíram na tarde desta sexta-feira (11). As chuvas atingiram índices elevados e em apenas uma hora a Defesa Civil registrou 68mm de índice pluviométrico. Segundo a Defesa Civil estadual, para a região de São José dos Campos estava previsto para a tarde desta sexta-feira cerca de 20 mm por hora.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

Com as chuvas de hoje, Pindamonhangaba totaliza 172 mm (até às 16h45 desta sexta-feira), índice maior que a média para todo o mês de dezembro dos últimos três anos. Segundo o histórico, Pindamonhangaba registrou em dezembro de 2019 o índice de 129,5 mm, no mesmo período de 2018 foi registrado 89,5mm e em 2017 o índice total do mês de dezembro foi de 182,3mm.

Os bairros mais atingidos foram: Cidade Jardim, Jardim Princesa, Araretama, Alto Cardoso, Parque das Nações, Socorro, Santana e Maria Áurea. Neste momento, a Defesa Civil do município está em campo realizando vistorias e acompanhando os danos às famílias atingidas.
O caso mais crítico está sendo no bairro do Alto Cardoso, onde o córrego Primeira Água transbordou atingindo diversas casas e causando queda de muro em algumas residências.

O Anel Viário (altura no condomínio Colonial Village) também apresentou alagamento e teve o trânsito paralisado. Diversos pontos que nunca apresentaram inundações ou registro de alagamento registraram retorno de água pluvial para residências.

As equipes da Secretaria de Obras e Planejamento e da Defesa da Civil estão em campo neste momento e trabalharão durante todo o sábado, verificando todos os pontos acionados e realizando inspeção em bocas de lobo, PVs e galerias para conferir possíveis obstruções à passagem de água.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade