Início Pindamonhangaba Pinda: Feste Online leva teatro para dentro da casa do público

Pinda: Feste Online leva teatro para dentro da casa do público

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

Em sua 42ª edição o Feste – Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba – inova e é realizado, neste ano, de forma totalmente online, levando os espetáculos teatrais para dentro da casa do público.

As apresentações são todas no canal do Youtube da Prefeitura, o Prefeitura de Pindamonhangaba, e na sequência é realizado o tradicional debate, ao vivo, mediado por Victor Narezi e com a presença de representantes do grupo que se apresentou. A plateia pode interagir enviando sua mensagem ou pergunta pelo chat ao vivo, e assim, dando continuidade ao festival que se adaptou à pandemia do coronavírus.

Publicidade

As apresentações tiveram início no domingo (22) e seguem até o dia 29 de novembro. Neste ano, o festival homenageia Marcelo Denny, pindamonhangabense que faleceu neste ano, e que foi grande incentivador do teatro na cidade, sempre presente no Feste. Ele foi diretor teatral, cenógrafo, artista plástico, performer, arte educador, curador e diretor de arte. Venceu mais de 30 prêmios em festivais de teatro no Brasil. Foi um dos fundadores da Cia Teatral Cadê Otelo? e dos grupos Desvio Coletivo, Cia Sylvia Que Te Ama Tanto e Teatro da Pomba Gira. Esteve presente em vários momentos do FESTE, sendo a inspiração para muitos artistas, mostrando toda sua garra e dedicação a arte.

Para participar do bate-papo com os grupos ao final de cada apresentação, basta acessar o link que estará disponível na descrição do espetáculo.

O secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, fala da adaptação que o evento teve este ano. “Optamos por apresentações virtuais, uma solução em tempos de pandemia. Não haverá o calor da plateia, porém teremos novas percepções. O público poderá expressar sua reação a esta nova forma de apresentação nos debates que se seguirão após as apresentações”, afirmou. 

O canal do Youtube da Prefeitura é o Prefeitura de Pindamonhangaba. Sinopses, fotos, programação e outras informações estão no site www.pindamonhangaba.sp.gov.br , clicando no banner do Feste, no final da página.  

Programação: 

Dia 24, Terça-feira

20h – A PRINCESA ERRANTE E O PRÍNCIPE ERRADO, da Cia. Auspiciosa de São Paulo e o diálogo: A discussão sobre gênero na infância.

Dia 25, Quarta-feira

20h – ESTADO DE SÍTIO, da Cia Controvérsias, de Pindamonhangaba e o diálogo: Fazer teatral no interior de São Paulo: busca por autonomia, ampliação de repertório artístico e resistência.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

Dia 26, Quinta-feira

20h – CRENDICE DE QUEM ME DISSE, do Grupo Base de Teatro de Cascavel e o diálogo: Criação cênica a partir de matrizes estéticas da tradição popular.

Dia 27, Sexta-feira

20h – MEDEIA EM FACES, do Atores Sociais – Instituto IA3.ORG de Pindamonhangaba e o diálogo: A estratégia de ação na montagem do espetáculo.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

Dia 28, Sábado

15h – MUSEU DAS PEQUENAS COISAS, do Lílian Guerra e Clã – Estúdio das artes cômicas de São Paulo e o diálogo: Processos de criação no teatro de objetos.

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

20h – CONEXÃO RUÍNAS, da Cia Mônica Alvarenga de Pindamonhangaba e o diálogo: O processo de desmontagem.

Dia 29, Domingo

20h – Encerramento, com a homenagem ao artista Marcelo Denny e a entrega do certificado “Marcelo Denny”