Início Jacareí Câmara de Jacareí vota projeto que regulamenta trabalho voluntário municipal

Câmara de Jacareí vota projeto que regulamenta trabalho voluntário municipal

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa

A regulamentação do trabalho voluntário em órgãos públicos municipais é o tema do único projeto que consta na Ordem do Dia da 35ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que acontecerá na quarta-feira (11), a partir das 9h.

O projeto é de autoria da vereadora Dra. Márcia Santos (PL) e vai para discussão em plenário após receber pareceres favoráveis da Secretaria de Assuntos Jurídicos da Casa, além das comissões de Constituição e Justiça e de Segurança, Direitos Humanos e Cidadania.

Publicidade

O serviço voluntário é regulamentado pela Lei Federal 9.608/1998. Na Lei, ele é definido como sendo “a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos”.

O projeto da vereadora procura, de acordo com a autora, suprir uma lacuna em Jacareí, pois a prestação desse tipo de serviço em órgãos públicos municipais ainda carece de uma legislação específica.

De acordo com justificativa apresentada por ela, a intenção inicial da proposta é “adequar a normatização existente em nosso município com relação ao serviço voluntário, mediante a construção de uma legislação sobre o tema e adequação à técnica legislativa”.

Estímulo – A maior adesão das pessoas ao voluntariado também é uma das preocupações da parlamentar que estabeleceu no texto a possibilidade desse tempo de trabalho ser considerado como critério de desempate em concursos públicos municipais.

“Almejamos tornar o voluntariado uma atividade atrativa e, de alguma maneira, conceder uma retribuição ao torná-lo um critério para ingresso no serviço público, reconhecendo sua importância e sua capacidade de mudança na dinâmica social”, disse.

Além disso, o projeto de lei procura, também, estimular o envolvimento comunitário e a interação, sempre que possível entre jovens e idosos.

“Trabalharemos a responsabilidade e consciência ambiental e proporcionaremos a possibilidade de interação entre as gerações, tão necessária ao processo de transição demográfica que vivemos em nosso País”, ponderou.

A sessão ordinária será transmitida ao vivo pela TV Câmara Jacareí nos canais 39.2 UHF Digital, 12 da NET e também via internet, pelo site (www.jacarei.sp.leg.br), pelo Facebook nas páginas da Câmara Municipal de Jacareí e TV Câmara Jacareí, e Youtube, no canal da TV Câmara Jacareí.