Início Pindamonhangaba TI terá papel fundamental na retomada pós-pandemia

TI terá papel fundamental na retomada pós-pandemia

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Ferramentas tecnológicas que mostraram-se eficientes na quarentena deverão continuar em uso, o que exigirá suporte de profissionais qualificados

A pandemia do novo coronavírus provocou mudanças profundas na economia e o setor de tecnologia da informação (TI) foi diretamente afetado, mas de forma positiva.

A procura por serviços nessa área disparou. Diante do cenário atual, de isolamento social, o uso das ferramentas digitais tem se mostrado um importante aliado na busca de soluções, como o trabalho remoto, as reuniões por videoconferência, o armazenamento em nuvem, as aulas e eventos on-line, além de outras alternativas que ajudam a minimizar o prejuízo causado pela Covid-19.

Essas iniciativas, até então, inéditas ou pouco exploradas, colocam em evidência a importância do trabalho dos profissionais de TI, muitas vezes conhecidos pelo perfil discreto e observações pontuais. “Durante a pandemia, esses profissionais ocuparam um lugar de protagonismo, ministrando treinamentos sobre ferramentas e recursos remotos. A empresa que contou com esse profissional vislumbrou um universo de possibilidades que estavam adormecidas”, diz Diogo Fragoso da Silva, docente da área de tecnologia da informação do Senac Pindamonhangaba.

Na avaliação de Diogo, mesmo após a pandemia, é bem provável que a demanda por profissionais da área de informática continue elevada. Ele lembra que muitas empresas já decidiram que irão manter o trabalho remoto e farão uso de outras ferramentas digitais. Com isso, uma série de medidas estruturais terá de ser implantada, como melhorar a capacidade de tráfego de dados e de segurança, e elas dependem de profissionais da área de TI. De acordo com ele, quem acompanha a oferta de vagas pode observar que enquanto muitos postos de trabalhos diminuíram, cresceu a demanda por esses profissionais.

“A tecnologia ocupa um papel importante em nossas vidas, no entanto devemos tomar cuidados com os excessos, uma vez que descobrimos que podemos continuar trabalhando em qualquer hora e em qualquer lugar. Por outro lado, é difícil pensar em uma empresa de sucesso que não use recursos tecnológicos. A pandemia deixou isso mais evidente. Uma equipe qualificada é um investimento e um grande diferencial no mercado”, garante o docente.

Segundo ele, com o mundo cada vez mais dependente da tecnologia, profissionais de TI serão fundamentais para apresentar soluções e deixar não apenas as empresas, mas também a sociedade como um todo, melhor preparadas para enfrentar novas crises que poderão surgir no futuro. Se antes da pandemia a procura por especialistas na área era grande, a tendência agora é aumentar.

        “As adequações que todos precisaram fazer para superar os desafios impostos pela pandemia reforça a importância da tecnologia da informação e dos profissionais de TI. Trabalhadores de outras áreas também precisaram se adaptar à nova realidade, formando um movimento favorável para exercitar a criatividade e propor soluções inovadoras que irão, sem dúvida, considerar cenários desafiadores para o futuro”, finaliza Diogo.

Vantagem competitiva

Para os jovens interessados em seguir carreira nessa área, o Senac Pindamonhangaba oferece o Ensino Médio Técnico em Informática. Ao mesmo tempo em que o aluno desenvolve as disciplinas normais do ensino médio, ele aprende uma profissão. No fim de cada ano letivo, o aluno recebe um certificado de qualificação profissional e já tem a possibilidade de atuar no mercado de trabalho. Após o primeiro ano, ele recebe o título de Assistente de Suporte e Manutenção em Computadores. No segundo, é certificado como Assistente de Operação de Redes de Computadores. E, no terceiro ano, recebe o título de Assistente de Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais. Ao término do Ensino Médio Técnico em Informática, o aluno estará capacitado para atuar como técnico em informática e, assim, iniciar de imediato sua vida profissional.

Serviço

Ensino Médio Técnico – Novas Turmas 2021

Matrículas abertas: www.sp.senac.br/ensinomedio

Senac Pindamonhangaba

Endereço: Rua Suíça, 1.255 – Santana – Pindamonhangaba/SP

Informações: www.sp.senac.br/pindamonhangaba

Facebook: www.facebook.com/senacpindamonhangaba

Instagram: www.instagram.com/senacpinda

Publicidade