Início Pindamonhangaba 1º Festival de Fotografia de Pindamonhangaba acontece online em novembro

1º Festival de Fotografia de Pindamonhangaba acontece online em novembro

Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa
Publicidade

FOTOMANTIQUEIRA traz uma série de bate-papos virtuais com fotógrafos, um concurso fotográfico com prêmios e uma exposição fotográfica para a cidade

O Festival de Fotografia Mantiqueira, FOTOMANTIQUEIRA, em sua primeira edição, acontece nos dias 20 e 21 de novembro de 2020 e trará uma programação cultural online com palestras, bate-papos e concurso cultural, além de uma exposição na cidade de Pindamonhangaba, SP. Todas as suas atividades serão gratuitas.

Com “sede afetiva” na cidade, já que em função da COVID-19 o evento será realizado online e poderá ser acessado por qualquer pessoa do mundo por meio da internet, o festival traz como reflexão para essa primeira edição, “o que você está fazendo com a fotografia? Ou melhor, o que a fotografia está fazendo com você? Quais os caminhos que podem ser escolhidos pelo fotógrafo e como a fotografia pode ser uma ferramenta de preservação da cultura”.

A partir desse tema, o festival trará cinco bate-papos com profissionais para falar sobre fotografia nas seguintes áreas: Inovação, Eventos e Fotografia de Família, Fotografia de Rua e Fotojornalismo, Fotografia com Celular e Retratos. Os palestrantes confirmados até o momento são: André François (ONG ImageMagica), Nay Jinks, Tadeu Vilani, Hélia Scheppa, André Feltes, Erasmo Ballot, Carol Quintanilha , Bruno Liba e Marina Cavalheiro (Flor Azul Fotografia).

A proposta do FOTOMANTIQUEIRA, organizado pelo Coletivo 4JECAS, é incentivar pessoas que tem interesse nesse tipo de arte a aprofundar seus conhecimentos, inspirar novos artistas a mostrarem sua produção artística para diferentes públicos e despertar a consciência da importância da preservação da imagem e memória.

A longo prazo, o festival irá deixar como legado o apadrinhamento do Centro de Memória Visual (Fototeca), no qual estão registrados e organizados todos os conteúdos imagéticos relacionados à cidade de Pindamonhangaba. Uma campanha de doação de imagens está aberta até o final do ano para receber fotografias antigas de Pinda e região. Os interessados a enviar registros podem mandar email para fotomantiqueira@gmail.com.

Concurso Fotográfico
Inspirado pelo tema do festival, o concurso irá selecionar 5 imagens para a categoria AMADOR e 5 imagens para a categoria PROFISSIONAL. Todos(as) ganhadores(as) serão contemplados(as) com a participação na exposição a ser realizada em Pindamonhangaba no final de 2020.

Além da presença na exposição, o 1o lugar na categoria AMADOR, será premiado com o curso ‘Fotografia Moderna’, 3 (três) meses de duração, na Alluminare Escola de Fotografia, na cidade de Pindamonhangaba, SP. O 1o lugar na categoria PROFISSIONAL será premiado com uma impressão fine art no papel Hahnemühle Matt Fibre 200g, no tamanho 60 x 40 cm, impresso pelo Estúdio CAPS. Envio de imagens deve ser feito até 20 de outubro de 2020 (até às 23:59h) pelo link: https://forms.gle/PQexRruW8fDNL6B89.

Sobre Coletivo 4JECAS
O Coletivo 4JECAS é formado pela fotógrafa e produtora cultural Camila Pastorelli, fotógrafo Beto Salgado, fotógrafo Claus Lehmann e pela designer e diretora de arte Márcia Higuchi. Todos os integrantes têm suas raízes no Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, mais especificamente a cidade de Pindamonhangaba, e se juntaram com o propósito em comum de produzir atividades culturais para o interior de São Paulo.

Serviço:
Concurso Fotográfico
Envio de imagens até 20 de outubro por meio do seguinte formulário: https://forms.gle/PQexRruW8fDNL6B89

Festival FotoMantiqueira
Data: 20 e 21 de novembro 2020
Local: “lives” na página do Facebook do festival

Facebook: https://www.facebook.com/fotomantiqueira
Instagram: https://www.instagram.com/fotomantiqueira/

Publicidade