Início Variedades Diversidade é o grande tema da 5ª Semana Senac de Leitura Digital

Diversidade é o grande tema da 5ª Semana Senac de Leitura Digital

Evento on-line das unidades Senac no Vale do Paraíba acontece de 13 a 17 de outubro, explorando assuntos como diversidade de gênero, inclusão, minorias, direitos humanos e saúde emocional

Divulgada neste ano, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró Livro e do Itaú Cultural, aponta que apenas 52% dos brasileiros são considerados leitores, ou seja, leram ao menos um livro nos últimos três meses.

Com propósito de incrementar este número, as unidades Senac no Vale do Paraíba realizam a 5ª Semana Senac de Leitura, que acontece entre os dias 13 e 17 de outubro de forma totalmente digital no Microsoft Teams e redes sociais. A programação é gratuita e segue a temática Diversidade: muitas formas de ler e aprender o mundo.

Publicidade

Com uma programação realizada em conjunto, as unidades Pindamonhangaba e Taubaté promovem no dia 13, das 14 às 15 horas, o bate-papo Contação de histórias: Diversidade de gêneros literários, com a atriz, docente do Senac Pinda e arte-educadora Fabiana Fonseca de Carlis. No dia 14, as docentes do Senac Taubaté, Andreia Cesar Consoli de Almeida e Edilamar Cristina Gouvea conduzem a roda de conversa Inclusão. No dia 16, o docente do Senac Santos, Alexandre Neuburg de Andrade ministra a palestra Sou humano! Minhas leituras dos direitos humanos. 

Pindamonhangaba e Taubaté ainda lançarão conteúdos exclusivos em suas redes sociais. No dia 15, às 15 horas, a esteticista cosmetóloga Evelyn Garcia ensina um tutorial de maquiagem, ao mesmo tempo em que fala comenta sua leitura da beleza negra. No dia 17, às 10 horas, é a vez de Solange Barbosa, coordenadora de Atividades Culturais do Centro Cultura Afrobrasileiro, comandar a oficina Biblioterapia: como a leitura pode ajudar na saúde emocional. Ainda no dia 17, às 11 horas, a docente Ana Laura ministra a oficina Reiki, proporcionando um momento de cuidado com a saúde emocional. Os vídeos serão disponibilizados simultaneamente nas páginas das duas unidades no Facebook e em seus respectivos perfis no Instagram.

Já o Senac São José dos Campos transmite, no dia 14, das 9 às 10 horas, o bate-papo Uma releitura sobre Inclusão, conduzido pela consultora em treinamento e desenvolvimento em diversas empresas e docente das áreas de Gestão e Negócios e Libras, Elaine Rodrigues. O encontro virtual vai abordar a inclusão de vários tipos de deficiências e dar dicas de como realizar um atendimento em diversas situações.

Em Guaratinguetá, a oficina Direitos da Mulher – reflexos jurídicos e emocionais apresenta as transformações socioculturais que impactam diretamente na qualidade de vida da mulher, no dia 16, das 10 às 11 horas. No centro do debate, Fábia Maruco, jurista, pesquisadora e professora universitária na área do Direito, a educadora social Danielle Almeida, e a psicóloga e docente do Senac Guaratinguetá, Priscila Landim, falarão sobre aspectos ligados a políticas públicas que buscam garantir a qualidade de vida da mulher no Brasil.

Para participar não há necessidade de inscrição prévia, apenas acesso à internet e interesse em leitura e diversidade, seja para fins pessoais ou profissionais. Consulte a programação de cada unidade em www.sp.senac.br/semanadeleitura.

Serviço:

5ª Semana Senac de Leitura

Tema: Diversidade: muitas formas de ler e aprender o mundo

Data: de 13 a 17 de outubro de 2020

Unidades: Senac Pindamonhangaba, Senac Taubaté, Senac São José dos Campos e Senac Guaratinguetá

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/semanadeleitura

Participação gratuita