Início São José dos Campos Webnovela São José Cidade Fantástica recria histórias e causos de Santana em...

Webnovela São José Cidade Fantástica recria histórias e causos de Santana em novo capítulo

Foto: Melissa Rahal/Divulgação
Publicidade

Tecelagem Parahyba, ritual da Carpição e a “Noiva do Banhado” compõem novos episódios, encenados ao vivo pelo Zoom

A webnovela São José Cidade Fantástica chega ao terceiro capítulo nessa sexta-feira, dia 2, com a encenação ao vivo da rota “Minha, Suas, Nossas Memórias”, pela plataforma Zoom, a partir das 21h.

Experimentando uma nova estética teatral, o elenco mistura história e ficção e apresenta uma São José que desperta para a modernidade, com sua fase industrial, sem abrir mão das tradições oral e religiosa.

Foto: Melissa Rahal

Esses elementos, somados à migração mineira, marcam a fundação e os costumes de um dos bairros mais tradicionais da cidade, o de Santana. A fundação da Tecelagem Parahyba, o ritual religioso da Carpição e a “Noiva do Banhado” compõem o universo temático desse terceiro capítulo.

As restrições impostas às produções culturais por conta da pandemia de covid-19 impossibilitaram as apresentações teatrais nos locais públicos previstos no formato inicial do projeto. Dessa forma, cada ator cria o próprio ambiente cênico em sua casa, e conta com figurinos, adereços, iluminação e texto para envolver o espectador e conduzi-lo pelas narrativas fantásticas. A atriz Juliana Fiebig comenta sobre essa nova experiência estética. “Por estarmos em contato com uma nova forma, a iluminação e o enquadramento entram para ambientar e agregar um pouco mais na composição criativa de cada personagem, e para diferenciar os momentos e os personagens das histórias”.

O público poderá ainda conferir os capítulos “Os Ares de São José – Fase Sanatorial”, “A Fundação da Cidade – Fase Colonial” e “Minhas, Suas, Nossas Memórias” em mais dois finais de semana de outubro (confira as datas das apresentações ao vivo).

Tradição oral
A atriz Juliana Fiebig, que troca de personagem ao menos três vezes durante as histórias, cresceu em Santana, e seus avós moram no bairro há 50 anos, na mesma rua. “Durante o processo de criação, eu pude conversar com eles e ouvir quais eram as histórias daquele bairro. Resgatar esse contar é muito legal porque há um saber na cultura oral”. O avô de Juliana trabalhou na Tecelagem Parahyba.

Foto: Melissa Rahal

As histórias que compõem a webnovela São José Cidade Fantástica são criações fictícias, feitas a partir de um trabalho de pesquisa histórica, contos populares e relatos de antigos de antigos moradores, com direção de Caren Ruaro.
O São José Cidade Fantástica conta com recursos do Fundo Municipal Cultural e Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Estão previstos ainda a realização de Oficina de Contação de Histórias e Narrativas Fantásticas, com a professora Flávia D’Ávila, mestra e doutora em Artes Cênicas pela Unesp. Além de lançamento de e-book e websérie.

Serviços

WEBNOVELA – SÃO JOSÉ CIDADE FANTÁSTICA – TEMPORADA AO VIVO – VIA ZOOM

02/10 – 21h – Rota Minhas, Suas, Nossas Memórias – Fase Industrial e Religiosa:
https://us02web.zoom.us/j/89697254141 .

Outubro
09/10 – 21h – Rota Os Ares de São José – Fase Sanatorial;
10/10 – 21h – Rota Aldeia, Vila e Cidade – Fase Colonial – Fundação da Cidade;
11/10 – 21h – Rota Minhas, Suas, Nossas Memórias – Fase Industrial e Religiosa;

16/10 – 21h – Rota Os Ares de São José – Fase Sanatorial;
17/10 – 21h – Rota Aldeia, Vila e Cidade – Fase Colonial – Fundação da Cidade;
18/10 – 21h – Rota Minhas, Suas, Nossas Memórias – Fase Industrial e Religiosa.


Oficina online de Contação de Histórias e Narrativas Fantásticas

Dias 09, 16, 23 e 30 de outubro (sextas-feiras)
Das 15h às 17h
Coordenação: Flávia D’Ávila, professora, mestra e doutora em Artes Cênicas (Unesp).
50 vagas destinadas para interessados e comunidade em geral – a partir de 12 anos.
INSCRIÇÕES: https://forms.gle/kGwpnUhVwNqQoTeG8

Publicidade