Início Variedades Programa Caminhos para a Cidadania disponibiliza curso sobre Meio Ambiente e sua...

Programa Caminhos para a Cidadania disponibiliza curso sobre Meio Ambiente e sua relação com o trânsito a professores

Publicidade

Capacitação promovida pelo programa traz desafios visando a estimular pensamento crítico em relação ao tema

O programa Caminhos para a Cidadania, desenvolvido pelo Instituto CCR e concessionárias do Grupo CCR, do qual a CCR NovaDutra faz parte, disponibiliza um novo curso EaD para professores das escolas adeptas da iniciativa.

Trata-se do curso Meio Ambiente e sua relação com o trânsito, realizado por meio da plataforma do programa. Os professores têm até o dia 18/10 para concluir as atividades e obter o certificado.

“O objetivo geral deste curso é agregar conhecimento à formação docente e estimular os professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental a conscientizarem seus alunos em relação às boas práticas ambientais e do trânsito”, destaca Ariane Teles, do Instituto CCR, responsável pelo programa. Todas as atividades propostas estão baseadas na metodologia ativa ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas), trazendo sempre um desafio que visa a estimular o pensamento crítico em relação ao tema.

Após a capacitação, os professores podem aplicar as lições aprendidas junto aos alunos, para estimulá-los também a desenvolver o pensamento crítico, incentivando-os a ter melhores atitudes com o meio ambiente, entendendo a sua importância e relevância para a sociedade. O curso ainda conta com uma sessão de trocas e comentários entre os participantes, chamada ‘painel da aula’, e que é mediada por um tutor disponível para tirar dúvidas.

Mais sobre o Caminhos para a Cidadania

O programa é uma ação socioeducacional para alunos da rede pública de ensino que leva os temas segurança no trânsito, cidadania e mobilidade urbana a escolas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Até julho de 2020, foi voltado a 4º e 5º anos e posteriormente se estendeu também aos alunos de 1º a 3º, a pedido das escolas. Em 2019, o Caminhos para a Cidadania iniciou o uso de uma plataforma para a realização do curso livre EAD a professores, coordenadores municipais e pedagógicos. Em 2020, o programa tornou-se totalmente digital, inclusive para os alunos. Além dos conteúdos voltados aos municípios adeptos ao programa, o site conta com várias outras atividades, jogos e dicas disponíveis ao público geral. O site é o www.caminhosparaacidadania.com.br. Na via Dutra, o programa conta com o apoio da CCR NovaDutra.

Publicidade