Início Pindamonhangaba Pinda comemora Dia da Árvore com plantio de mudas

Pinda comemora Dia da Árvore com plantio de mudas

Foto: Divulgação
Publicidade

Pindamonhangaba, terra natal do Engenheiro João Pedro Cardoso, criador das comemorações do Dia da Árvore, neste dia 21 de setembro, está comemorando a data com o plantio de inúmeras mudas de árvores em todos os cantos da cidade.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, neste mês de setembro, o plantio de novas árvores está sendo ampliado para comemorar a data.

No bairro do Castolira, o projeto comunitário Semeando Valores, logo na entrada do bairro recebeu o plantio de 33 mudas. No Residencial Lessa o plantio aconteceu em duas etapas e já recebeu 41 mudas, deixando a área verde do bairro ainda mais verde.
Na data de hoje diversos pontos no bairro Jardim Araretama, Distrito de Moreira César e também no Parque da Cidade está recebendo o plantio, através do trabalho dos servidores da Secretaria de Meio Ambiente.

Devido à pandemia do coronavírus, o município não está celebrando a data com diversas ações educativas e ambientais como realiza todos os anos.

Foto: Divulgação

Quem foi João Pedro Cardoso
O Engenheiro Dr. João Pedro Cardoso nasceu em nossa cidade no dia 17 de janeiro de 1871, no casarão localizado na esquina das ruas Sen. Dino Bueno e Prudente de Moraes (onde funcionou o Colégio Comercial Dr. João Romeiro e hoje sede da Secretaria Municipal de Educação). Formou-se engenheiro pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro e trabalhou em diversas companhias ferroviárias, colaborando na expansão da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, e foi nomeado Inspetor de Agricultura de várias regiões do Estado de São Paulo.

Em 07 de junho de 1902, atuando na cidade de Araras (SP), o Engº João Pedro Cardoso organizou a Festa das Árvores, quando reuniu diversas autoridades do Estado para um evento que objetivou propagar a preservação das árvores e aumentar nosso espaço verde com plantio de novas espécies.

A conscientização ambiental e a importância de preservar nossas florestas ganharam destaques e diversas cidades no Estado passaram a realizar eventos semelhantes, o que possibilitou posteriormente a instituição do Dia da Árvore, sempre comemorado no início da primavera. Nos EUA, desde 1872, esse tipo de conscientização já acontecia através do tradicional “Arbor Day”.

João Pedro Cardoso faleceu aos 86 anos, em 08 de julho de 1957, na capital paulista. Em Pindamonhangaba, foi homenageado com a denominação de Ginásio Estadual de Ensino (1970) e como patrono do Viveiro Florestal (2000).


Publicidade