Início Variedades Programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR, disponibiliza curso aos coordenadores...

Programa Caminhos para a Cidadania, do Instituto CCR, disponibiliza curso aos coordenadores municipais e pedagógicos

Publicidade

Capacitação promovida pelo programa debate as metodologias ativas no ensino

As metodologias ativas promovem uma aprendizagem significativa ou são apenas modismos? Essa e outras reflexões são promovidas por meio de um novo curso EaD para coordenadores municipais e pedagógicos das escolas adeptas do programa Caminhos para a Cidadania, desenvolvido pelo Instituto CCR e concessionárias do Grupo CCR, do qual a CCR NovaDutra faz parte. Os participantes têm até o dia 27/09 para concluir o curso e obter o certificado.

O curso, disponibilizado pela plataforma digital do programa, aborda as diferentes formas de ensino utilizando as metodologias ativas, como aprendizagem baseada em projetos, gamificação, estudo de caso, aprendizagem baseada em problemas, entre outras, que podem, inclusive ser utilizadas conjuntamente, a fim de tornar o aluno protagonista de seu próprio aprendizado. “O curso traz outros materiais, como um guia de metodologias ativas, reportagens e dicas de filmes”, destaca Ariane Teles, do Instituto CCR, responsável pelo programa.

Mais sobre o Caminhos para a Cidadania

O programa é uma ação socioeducacional para alunos da rede pública de ensino que leva os temas segurança no trânsito, cidadania e mobilidade urbana a escolas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Até julho de 2020, foi voltado a 4º e 5º anos e posteriormente se estendeu também aos alunos de 1º a 3º, a pedido das escolas. Em 2019, o Caminhos para a Cidadania iniciou o uso de uma plataforma para a realização do curso livre EAD a professores, coordenadores municipais e pedagógicos. Em 2020, o programa tornou-se totalmente digital, inclusive para os alunos. Além dos conteúdos voltados aos municípios adeptos ao programa, o site conta com várias outras atividades, jogos e dicas disponíveis ao público geral. O site é o www.caminhosparaacidadania.com.br. Na via Dutra, o programa conta com o apoio da CCR NovaDutra.


Sobre o Instituto CCR: O Instituto CCR, fundado em 2014, é a entidade privada sem fins lucrativos que gerencia a investimento social do Grupo CCR, proporcionando transformação com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários, o Caminhos para a Cidadania – atendendo mais de 1,3 mil escolas –  e o Estrada para a Saúde – presente em seis regiões . Com foco em inclusão social, saúde e educação, o Instituto CCR já beneficiou comunidades no Brasil e no exterior, em locais onde as concessionárias da companhia atuam. Desde a sua criação, já foram gerenciados R$ 151 milhões, e, somente em 2019, mais de 1 milhão de pessoas foram impactadas em 152 cidades, no Brasil e no exterior. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.

Sobre a CCR NovaDutra: A CCR NovaDutra é responsável pela administração da Rodovia Presidente Dutra, via com 402 quilômetros de extensão e que liga as duas regiões metropolitanas mais importantes do País: Rio de Janeiro e São Paulo. A rodovia abrange uma região altamente desenvolvida, que responde por cerca de 50% do PIB brasileiro. A Concessionária tem 24 anos de existência e foi a segunda a integrar o Grupo CCR.


Publicidade