Início Pindamonhangaba Vacinação contra sarampo segue até dia 31 de agosto em Pindamonhangaba

Vacinação contra sarampo segue até dia 31 de agosto em Pindamonhangaba

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

Pindamonhangaba segue, até o dia 31 de agosto, com a campanha de vacinação contra o sarampo, voltada para as pessoas de 30 a 49 anos. É uma oportunidade para colocar em dia a situação vacinal de crianças de 6 meses a adultos de 29 anos. O ato é gratuito e é necessário apresentar a carteira de vacinação.

Todas as unidades de saúde da cidade (com exceção do PSF Maricá) estão realizando a vacinação, das 8 às 11h30 e das 13 às 16 horas, incluindo o CIAF (Rua João Gama, 15, Vila Bourghese).

Publicidade

A diretora do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Eliana Wolff, disse que a vacinação é muito importante para imunização da população. “É fundamental que as pessoas busquem a vacina para garantir a sua proteção e, consequentemente, evitar o risco de novas contaminações”.

O Ministério da Saúde tem alertado a população quanto à importância da vacinação contra o sarampo, mesmo com a pandemia da Covid-19 em evidência no país.

O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Neste caso, não é necessário o contato direto porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada.
A vacinação contra o sarampo é uma estratégia do Ministério da Saúde para interromper a transmissão e eliminar a circulação do vírus no Brasil.

Encontra-se em processo de elaboração o ‘Plano de Ação para Interrupção da Circulação do Vírus do Sarampo no Brasil, 2020’. Este plano tem como objetivo elencar as atividades fundamentais e necessárias aos três entes federativos, envolvendo vigilância, imunização, laboratório e assistência, para que se possa alcançar a eliminação do sarampo no país.

✏️ 📝 Bônus: ALFABETO CURSIVO – PEQUENAS LEITURAS – ATIVIDADES INTERATIVAS 📝✏️