Início Pindamonhangaba Após treinamento, GCM de Pinda começa a atuar armada

Após treinamento, GCM de Pinda começa a atuar armada

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)

Quase dois anos após ser remodelada a Guarda Municipal de Pindamonhangaba, que passou a se chamar Guarda Civil Metropolitana (GCM) dá mais um avanço no combate ao crime no município. Finalizado o ciclo de treinamento, a GCM recebeu a autorização da Polícia Federal para o porte de arma.

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)

Com a autorização e recente aquisição das pistolas, nesta quinta-feira (13), 25 agentes da GCM já estão atuando com arma de fogo. “A GCM passou a integrar o sistema de segurança pública e agora pode atuar com novo perfil e atribuições, integrada e sistêmica com outros órgãos policiais como Polícia Militar e Civil, bem como fiscalizar trânsito e atuar armada”, explicou o secretário de Segurança, José Sodário Viana.

Publicidade

Segundo ele, o objetivo é proteger o cidadão de bem e todo o trabalho foi alicerçado com muita responsabilidade. “A nossa Guarda tem 115 agentes, e ao longo desse caminho, com os primeiros critérios exigidos e com as avaliações realizadas, muitos foram eliminados chegando neste momento a um grupo seleto e reduzido, que será acompanhado. Temos a Ouvidoria e a Corregedoria específica para atuar se necessário for, de forma que a população poderá ficar tranquila quanto ao novo momento de atuação da nossa GCM”, afirmou.

O prefeito Isael Domingues afirmou que o momento é um marco na história da segurança pública de Pindamonhangaba. “Estamos agindo com muita força na segurança com ações inéditas e bem estruturadas, integrando nossas ações com a Polícia Militar e Civil”, afirmou o prefeito.

(Foto: Saulo Fernandes/Vale News)

Cursos Realizados para Habilitação do Uso de Arma para GCM

Estágio de Bike – Patrulha de Bicicleta
Estágio de Aperfeiçoamento Profissional
(Legislação Criminal, Defesa Pessoal, Procedimentos Operacionais, Direção Defensiva e Policiamento Comunitário)
Direção Defensiva
Agente da Autoridade de Trânsito
Avaliação de Aptidão Psicológica para porte de arma de fogo
Estágio de Qualificação Profissional – aplicação de 29 matérias entre elas questões Operacionais, de Direito, Trânsito, Sistema de Gestão, Gerenciamento de Crises, Mediação de Conflitos e diversos outros temas
Curso de Controle de Distúrbios Civis e Uso de Tonfa – abordando diversas disciplinas
Curso de Armamento e Tiro – Grade curricular extensa com disciplinas de Apresentação, Projéteis, Manuseio de Armas com Segurança, Fundamento do Tiro, Aula Prática, Sobrevivência policial e conclusão com prova Escrito
Testes de Capacitação e Habilitação para porte de arma de fogo institucional