Estado registra queda no número de óbitos e internações pela doença
O estado de São Paulo registrou aumento na média móvel de casos de covid-19 na semana passada – calculada a partir da soma dos casos semanais dividido pelo número de dias.
Entre os dias 19 e 25 de julho (30ª Semana Epidemiológica), o estado contabilizou 67.454 casos de coronavírus, uma média de 9.636 casos por dia. Na semana anterior, entre os dias 12 e 18 de julho, foram registrados 41.137, média de 5.877 casos por dia.
Segundo o governo, o crescimento se deve ao aumento da testagem no estado.
“Primeiro porque o número de pacientes internados tem sido muito constante, entre 13 mil e 14 mil todos os dias. O segundo argumento é em relação ao número de óbitos, que nós também conseguimos uma estabilidade. No último mês nós tivemos um aumento expressivo de testes. Só na rede laboratorial nós mais que dobramos a capacidade de processamento de amostras do tipo RT-PCR”, disse o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, Paulo Menezes.
“Esse aumento de casos é muito mais capacidade de testar pessoas leves do que pessoas graves ou que precisam ir para UTI”, reforçou.
Óbitos
Na última semana, o estado contabilizou uma diminuição de 4% no número de mortes pelo novo coronavírus na comparação com o período de 12 a 18 de julho.
A média móvel diária de óbitos na semana passada ficou em 267. Na semana anterior, ela estava em 278, a mais alta desde o início da pandemia.
Apesar da queda, a média ainda é alta e tem se mantido acima de 200 mortes por dia no estado desde a 22ª Semana Epidemiológica (entre os dias 24 e 30 de maio).
Na capital paulista, houve queda de 27% nas mortes por covid-19 [a doença provocada pelo novo coronavírus], na semana passada (30ª Semana Epidemiológica). Já no interior houve aumento de 16% na comparação entre as duas semanas.
Internações
O estado também apresenta queda de novas internações por covid-19. Na última semana a redução foi de 4% em comparação à semana anterior.
A capital também teve redução de 4% na mesma comparação, enquanto no interior a queda foi de 2%, a primeira vez que isso ocorreu, desde o início da pandemia.
“Isso é muito significativo, levando em conta que os óbitos observam o que aconteceu há 15, 20 dias, e as internações refletem o que acontece nesse momento”, disse o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
O índice de letalidade no estado também é o menor já registrado no estado: 4,47%.
“Isso significa tanto um aumento na testagem como na qualidade de saúde do estado de São Paulo”, destacou Vinholi.
- Empresária celebra ótimo momento e comemora aniversário na Pepis Indaiatuba
- Trabalhe no Tomorrowland Brasil 2025: empresa abre 30 vagas para funções de acesso e orientação
- CAOS NA SAÚDE: A verdade sobre a agressão no CAPS II de Taubaté
- Sofia Brasil ultrapassa a marca de um milhão de views no YouTube
- Luiz Miguel & Daniel comemoram 18 anos de carreira e convidam grandes artistas para celebração
- Micarla conquista Barretos: Voz, fé e reconhecimento nacional garantem retorno em 2026
- Cantora Silviane Soares estará apresentando o seu show no Rodeio Itu Festival
- Jogos do Palmeiras no Mundial lideraram apostas entre brasileiros
- Evento reúne executivos em Sumaré para discutir aplicações práticas da Inteligência Artificial
- O papel dos intercambistas nativos nas aulas de inglês: aproximação cultural além da gramática
- Aposta ao vivo: emoção multiplicada ou cilada para os impulsivos?
- Alguns hábitos para reduzir o valor da conta de energia
- João Flávio & Rafael apresentam o single “Sua melhor pessoa”
- Made in Cancun: Moon Bar e Lounge revive sucessos dos anos 90 e 2000
- Organização marca edição histórica da 30ª Festa do Peão de Boiadeiro de Piracicaba