Início Pindamonhangaba Restauro da Casa da Estação do complexo ferroviário começa em agosto em...

Restauro da Casa da Estação do complexo ferroviário começa em agosto em Pindamonhangaba

Publicidade

O Complexo Ferroviária de Pindamonhangaba, localizado entre a Praça Sete de Setembro e a Praça Barão Homem de Melo, começa a ganhar as primeiras ações de restauro no próximo mês, quando o imóvel onde residia o Chefe da Estação receberá o início dos serviços de restauro e readequaçao para ser transformada em breve na Farmácia Solidária.

O projeto é uma realização da Secretaria Especial da Cultura (Ministério do Turismo), uma vez que o bem foi tombado pelo Condephaat, através da Resolução SC-60, de 19/12/2017. As obras não terão custo para o município, pois o projeto e gerenciamento estão sob responsabilidade da empresa FormArte Projetos, Produção e Assessoria, que baseada na Lei de Incentivo à Cultura aprovou o Pronac nº: 193195 para busca de captação de recursos que viabilizem o restauro.

“O projeto tem apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba e Condephaat e prevê um investimento total de R$ 1,3 milhão, contando na primeira fase com o patrocínio de duas empresas: MRS Logística S.A e Novelis do Brasil LTDA”, , afirmou a diretora executiva da FormArte, Rosana Delellis.

“Nosso projeto contempla quatro pilares: cultura, patrimônio histórico, saúde e social, pois com o fim das obras iremos garantir mais opção de gratuidade para entrega de medicamentos à população”, afirmou a presidente do Fundo Social do município, Cláudia Rodrigues.

O imóvel, que no passado abrigou a residencia official de engenheiros e responsáveis pela antiga RFFSA (Rede Ferroviária Federal), está abandonado, tendo sido vandalizado e hoje funciona como depósito de lixo e local para consumo de drogas.

Obras começam em agosto – As obras de restauração começam no início de agosto e irão devolver a originalidade da fachada preservando assim um patrimônio histórico do município. A casa, localizada na Praça Barão Homem de Melo, nº 28, ocupa uma área de 182m2, com área construída de 125m2.

O trabalho será dividido em três etapas e a primeira dela contemplará medidas de salva guarda do imóvel, limpeza, fechamento dos vãos com placas e início da execução do projeto. A segunda fase terá as obras emergenciais com a cobertura do imóvel e a última etapa contemplará todo o restauro, devendo ser finalizada em 2021.

“Trata-se de um belo projeto que manterá o contexto arquitetônico e após finalizada irá remeter ao conceito de uma boutique farmacêutica como existia no passado com um espaço agradável para uma excelente ação social”, afirmou a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco, que acompanha todo o trabalho.

Para o prefeito Isael Domingues, este trabalho vem coroar todo um caminho seguido em buscas de metas fixadas, que são modernizar e humanizar, preservando a história e o patrimônio. “Estamos alinhando a história e a cultura de Pindamonhangaba com uma ação social, voltada para melhorar a saúde das pessoas”, afirmou.

Restauro dos outros imóveis – Dentro deste complexo ferroviário, os outros dois imóveis, o Escritório da Estação (em frente a rua Cel. Fernando Prestes) e o Armazém (localizado na nova praça 7 de Setembro), também estão no planejamento para seguir o mesmo caminho: ser restaurado, ganhar vida e abrigar projetos socias.

Recentemente o Governo do Estado de São Paulo, através do FID (Fundo de Interesses Difusos) já selecionou o projeto de restauro do Armazém do Complexo Ferroviário.

Farmácia estimulará a solidariedade – A ideia de utilizar o novo espaço restaurado na região central da cidade para implantação de uma Farmácia Solidária é um projeto do Fundo Social de Solidariedade e irá promover a arrecadação de medicamentos, geração de economia para a saúde do município e o estímulo à solidariedade.

Segundo a presidente do Fundo Social, Claudia Domingues, será realizado um trabalho intenso com empresas farmacêuticas, consultórios e representantes deste setor para viabilizar as doações dos medicamentos, bem como conscientizar a comunidade sobre a dispensa correta do medicamento vencido.


Publicidade