Início São José dos Campos Hospital de Retaguarda recebe primeiros pacientes em São José dos Campos

Hospital de Retaguarda recebe primeiros pacientes em São José dos Campos

Foto: Charles de Moura/PMSJC
Publicidade

Construído em 35 dias, o Hospital de Retaguarda, na Vila Industrial, região leste da cidade, recebeu na noite desta sexta-feira (10) os primeiros pacientes. O novo hospital para enfrentamento da pandemia da covid-19 e futuro Pronto Socorro do Hospital Municipal será gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).

Neste primeiro momento, o Hospital de Retaguarda ficará com toda a parte do atendimento infantil para crianças menores de 14 anos. Com isso, foram criados mais 46 leitos de covid-19 na rede pública municipal, que passou a ter 160 exclusivamente para pacientes em tratamento da doença. Posteriormente, o espaço se tornará o pronto-socorro do HM.

Enquanto se deliciava com o jantar, Mirella, de apenas um aninho, esbanjava lindos sorrisos. Acompanhada da mãe Cristina Soares, a pequena faz parte do grupo de 21 crianças transferidas do setor de internação do Hospital Municipal e do Centro de Reabilitação Lucy Montoro.

“As enfermeiras são atenciosas. O atendimento é maravilhoso. Moro pertinho do hospital e acompanhei a obra. Foi muito rápido e agora estou desfrutando”, disse Cristina.

Com o filho Brayan Lucca de 3 anos no colo, a vendedora Agatha Vitória Silva  fez o primeiro registro de atendimento na recepção do novo hospital. “É bonito, bem bonito. Gostei muito do hospital. A gente fica mais tranquila sabendo que aqui o atendimento é exclusivo das crianças”, afirmou.

Experiência

Técnica de enfermagem há mais de 20 anos, Luciene Novais vibrou com a experiência desta sexta-feira. Com uma camiseta com estampa de personagens que remete à infância e os olhos brilhando, contou o motivo da alegria.

“É a primeira vez que trabalho em um hospital assim, novinho. É lindo. Estou deslumbrada. A sensação que tenho é de que estou trabalhando em um hospital privado.”

O pronto atendimento da pediatria do Hospital Municipal, que já começou a funcionar no novo espaço, fica na rua Felício Savastano, 200, Vila Industrial. A mudança da enfermaria pediátrica continua até domingo (12). E a UTI da pediatria será transferida durante a semana que vem.


Publicidade