Início Taubaté Testes rápidos identificam pacientes assintomáticos com coronavírus

Testes rápidos identificam pacientes assintomáticos com coronavírus

Reuters/Ueslei Marcelino/Direitos Reservados
Publicidade

As estratégias de testagem contra o coronavírus realizadas esta semana em populações mais vulneráveis de Taubaté já resultaram na identificação de dois pacientes positivos assintomáticos.

Entre segunda e terça-feira, dias 6 e 7 de julho, a equipe do Consultório na rua aplicou 46 testes rápidos em moradores de rua, conseguindo identificar um caso positivo. O paciente foi encaminhado para o Hospital de Campanha montado na UPA Central. Também foram aplicados 60 testes rápidos nesta terça-feira em frequentadores do restaurante Bom Prato que aguardavam na fila para o café da manhã e para o almoço. Outro caso positivo foi detectado e o paciente também foi encaminhado para o Hospital de Campanha montado na UPA Central. Em ambos os casos identificados, o risco de contaminação para outras pessoas era potencialmente alto.

Testes aleatórios devem ser programados em outros locais com grande concentração de público, a exemplo da Rodoviária Velha e do Mercatau.

A aplicação dos testes rápidos obedece critérios técnicos e ocorre em pontos estratégicos, por meio de uma avaliação conjunta entre o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus e a Vigilância Epidemiológica. A prioridade é detectar de forma precoce casos da doença em grupos de alta vulnerabilidade e exposição.

Até o momento já foram realizados 6.938 testes em Taubaté, dos quais 5.106 testes rápidos e 1.832 testes do tipo RT-PCR.

Conforme orientação de especialistas, a ampliação da oferta de testes para a população pode garantir um planejamento com maior eficiência e o desenvolvimento de estratégias regionalizadas ou específicas para determinados públicos de acordo com os resultados apresentados.


Publicidade