Início Pindamonhangaba Projeto ‘Construindo Música’ volta a Pindamonhangaba em formato online

Projeto ‘Construindo Música’ volta a Pindamonhangaba em formato online

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Iniciativa irá formar 42 educadores da rede pública e estimular o desenvolvimento socioemocional de alunos por meio da música

 Reaproveitar, expressar e aprender. O projeto Construindo Música está de volta a Pindamonhangaba para formar professores da rede pública e estimular o desenvolvimento cognitivo e socioemocional infantil por meio da música. A iniciativa une iniciação musical e educação ambiental de forma divertida, criativa e sensível, em que as crianças fabricam e aprendem a tocar instrumentos feitos a partir de materiais cotidianos reutilizados e não-convencionais, o que contribui com a criatividade, coordenação motora, expressão oral e corporal, capacidade de concentração, raciocínio lógico e, ainda, estimula a interação social.

Adaptado para o formato online, por conta da quarentena, o Construindo Música é um projeto incentivado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultural do Ministério da Cidadania, com patrocínio da Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, e executado pela Evoluir em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Pindamonhangaba. 

O projeto é dividido em etapas, sendo que, nesse momento, os educadores estão recebendo os primeiros módulos do curso de formação e, nos próximos dias, terá início o acompanhamento técnico-pedagógico, que funcionará como um reforço à formação continuada dos educadores, apoiando-os, também, na elaboração de atividades para as crianças durante o período de quarentena. Ao todo, 12 escolas da rede pública de Pindamonhangaba participam do projeto, envolvendo 42 educadores e beneficiando um potencial de, aproximadamente 800 crianças. Os encontros de formação funcionam, também, como uma oportunidade para os professores refletirem sobre suas práticas pedagógicas, e trazem diversas atividades práticas para orientar a sua replicação junto aos estudantes.

 A equipe que conduz o projeto na cidade conta com uma coordenadora pedagógica, consultores, diretora musical e músicos-educadores, que têm experiência infantil, musical e com construção de instrumentos musicais. Todos os participantes receberam um kit de materiais de apoio, contendo o guia do educador, que apresenta todo o projeto pedagógico, além de livros e instrumentos musicais infantis, como agogô, bloco sonoro, ganzá, campanela, surdo infantil, pandeiro e triângulo. Em 2019, o projeto formou, diretamente, 44 educadores, impactando, indiretamente, mais de 600 profissionais da educação, na cidade. Foram distribuídos 50 guias do educador, 44 kits de instrumentos musicais e contabilizadas mais de 800 horas de oficinas.

Com metodologia alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Construindo Música afirma o compromisso com a formação humana integral, inclusiva e voltada para o respeito, preservação da natureza e direitos de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Por isso, o processo de ensino-aprendizagem reconhece e reforça que os aspectos socioemocionais e cognitivos não devem estar separados. “A educação precisa ser construída para além da instituição escola, engajando toda a comunidade escolar, pais e familiares. Nosso propósito é mobilizar essas pessoas para um novo olhar sobre o desenvolvimento infantil, de forma integral e multidisciplinar. E a música é uma ferramenta essencial para perceber o mundo e ampliar o conhecimento”, afirma a coordenadora de projetos educacionais da Evoluir, Julia Cimionatto.

“Para a Novelis, é muito satisfatório apoiar um projeto como o Construindo Música, além de todos os impactos positivos que são proporcionados para os profissionais da educação de Pindamonhangaba, também é possível observar o desenvolvimento infantil e o quanto a temática da sustentabilidade está inserida nessa iniciativa, proporcionando uma reflexão sobre a reutilização de materiais e a reciclagem”, comenta Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul.

Para a professora do CMEI Caic, Telma Cristina Silvério de Abreu, o Construindo Música foi um grande aliado para a sua rotina de trabalho na escola, já que ela conseguiu tornar suas aulas mais interessantes e prazerosas. “As crianças aprenderam a entender a importância do silêncio através das atividades, construir os instrumentos com material reciclável e a perceber as emoções de cada som e cada ritmo apresentado nas aulas. Decidi continuar no Construindo Música, neste ano, porque entendo que ainda tenho muito a aprender e a compartilhar”, avalia. 

Sobre o Construindo Música

O Construindo Música é um projeto da Evoluir que une iniciação musical e educação ambiental de forma divertida e sensível, em que as crianças fabricam e aprendem a tocar instrumentos feitos a partir de materiais cotidianos reutilizados e reaproveitados. O objetivo é envolver toda a comunidade escolar para trabalhar o desenvolvimento de aspectos socioemocionais e cognitivos da criança por meio da música, e, assim, aprimorar a criatividade, capacidade de concentração e raciocínio lógico, promovendo, também, o bem-estar, o equilíbrio e a interação dos alunos com o ambiente escolar. O projeto está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), afirmando o compromisso da Evoluir com a formação humana integral, inclusiva e voltada para o respeito, a preservação da natureza e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança.

Sobre a Novelis Inc.

A Novelis Inc. é líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio. A Empresa opera em 10 países, conta com aproximadamente 11 mil profissionais e receita de US$ 12.3 bilhões, referente ao ano fiscal de 2019. A Novelis fornece chapas e folhas de alumínio premium para os mercados de transportes, embalagens, construção civil e eletrônicos na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul. A Companhia é parte do Grupo Aditya Birla, um conglomerado multinacional sediado em Mumbai, na Índia. Para mais informações, acesse novelis.com e nos acompanhe pelo Facebook, em facebook.com/NovelisInc, e pelo Twitter, em twitter.com/Novelis.

Sobre a Novelis América do Sul

No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação em Pindamonhangaba e Santo André/SP. A operação local envolve cerca de 1.500 profissionais e alcançou receita de R$ 7,6 bilhões no último ano fiscal. A fábrica de Pindamonhangaba foi inaugurada em 1977 e conta com cerca de 1.100 profissionais. A unidade é considerada um dos maiores complexos de laminação e reciclagem de alumínio do mundo. A Novelis mantém 14 centros de coleta de sucata espalhados pelo País.

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa educacional com um forte propósito social. Com mais de 20 anos de experiência, é especialista no desenho e execução de projetos em educação, cultura e meio ambiente. Assessora organizações públicas e privadas nos seus investimentos sociais e de forma segura e eficiente. Atua em todas as regiões do Brasil por meio de investimento direto, editais e leis de incentivo nos âmbitos federal, estadual e municipal. Conta com quatro áreas de negócios – Projetos Educacionais, Formação Continuada, Eventos Educacionais e Editora Evoluir – que já beneficiaram mais de 500 mil pessoas por meio de parcerias com o poder público e iniciativa privada.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

Publicidade