Início Pindamonhangaba Prefeitura de Pindamonhangaba apoia ciclistas e Mombaça ganhará uma pista XCO

Prefeitura de Pindamonhangaba apoia ciclistas e Mombaça ganhará uma pista XCO

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Quem vem do Campos Maia e passa pelo “Túnel Antônio Guerrero” sentido bairro do Mombaça, logo vê à esquerda o córrego da Primeira Água, que conta em seu entorno com uma grande área arborizada. O local que contorna parte do bairro Mombaça II e Jardim Mariana acaba sendo um local de depósito irregular de lixo, galhos secos e as vezes até entulho.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

No começo de maio, dois jovens, integrantes da equipe de ciclismo da Secretaria de Esportes de Pindamonhangaba, moradores da região, verificando a topografia do terreno tiveram a ideia de trabalhar no preparo para uma pista mountain bike XCO.
Victor Andrade e Euler Magno começaram a organizar o espaço e logo em seguida as ações de zeladoria chegaram no terreno, realizando toda capina do mato e retirada do lixo e galhos, motivando ainda mais os ciclistas a trabalharem no local.

“A gente sempre passava pelo local e ficávamos imaginando que essa área do córrego daria uma pista muito legal de XCO. Até fizemos uma ponte com madeira bem rústica e incrementamos os obstáculos natural da trilha”, afirmou Victor.

A ideia dos jovens foi ganhando corpo e com apoio da Secretaria de Esportes, a nova pista para as bikes será melhorada e o seu trajeto ampliado para três quilômetros.

“A ideia é aproveitar a beleza natural do espaço e sem nenhuma interferência no córrego, fazer no trajeto os obstáculos aproveitando o relevo natural da área, que por sinal está no coração da cidade e com certeza será um ótimo local de lazer”, afirmou o secretário de Esportes, Antônio Macedo.

O prefeito Isael Domingues esteve no local e aprovou a ideia. “A Prefeitura sempre vem executando a limpeza neste espaço, mas infelizmente algumas pessoas insistiam em deixar o local sujo, despejando irregularmente galhos de árvores, lixo domiciliar e, às vezes, até entulho. Com essa ação, as pessoas de bem passarão a utilizar o espaço que ficará mais limpo, bonito e agradável”.

CXO é uma modalidade de mountain bike cross crountry com várias voltas em um circuito com subidas e obstáculos oferecidos pelo terreno. Em Pindamonhangaba, a primeira pista neste modelo foi inaugurada no Parque da Cidade em agosto do ano passado e tem como patrono da pista, o ciclista Jauro Pereira Gomes Ferreira “Ceará”, falecido em 2018.

“Será divertido pedalar neste espaço tão natural e servirá tanto para iniciantes como para competidores. Agradeço pela bela iniciativa da Prefeitura estar ajudando a gente para fazer mais rampas e pontes mais seguras”, afirmou Euler.


Publicidade