Início São José dos Campos Pesquisa do Ministério da Saúde medirá imunização da população em São José...

Pesquisa do Ministério da Saúde medirá imunização da população em São José dos Campos

Foto ilustrativa: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos foi oficialmente comunicada pelo instituto Ibope Inteligência sobre a realização da segunda fase da pesquisa que irá medir o nível de imunização da população brasileira e identificar de que forma o vírus está se propagando pelo país. O levantamento acontecerá entre os dias 4 e 6 de junho, em várias regiões da cidade.

A pesquisa é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas e financiada pelo Ministério da Saúde. Segundo o instituto de pesquisa, a terceira e última fase ocorrerá 14 dias após o término desta etapa, mas caso o número de entrevistas mínimo não seja realizado neste período, poderá haver mais alguns dias subsequentes de coleta.

São José dos Campos é um dos 133 municípios brasileiros escolhidos pelo Ministério da Saúde como participantes da pesquisa. De acordo com a Universidade Federal de Pelotas, o resultado irá auxiliar na criação de políticas públicas mais eficientes no combate à pandemia baseadas em critérios científicos sobre o comportamento do vírus.

A pesquisa consiste na aplicação de um breve questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas de coronavírus nos últimos 30 dias, além da realização de um teste sanguíneo rápido que utiliza metodologia por punção digital.

Para esta segunda fase, a Ibope informa que haverá treinamento metodológico e de biossegurança de todos os entrevistadores que irão a campo. Para isso, foram contratados dois profissionais de enfermagem para cada um dos municípios participantes da pesquisa, com o intuito oferecer suporte técnico aos entrevistadores em campo e estreitar o contato com as autoridades locais.

As informações das pessoas testadas como positivas serão enviadas à Secretaria de Saúde para que elas sejam monitoradas.

O Ibope Inteligência informa que disponibilizará aos participantes folhetos explicativos sobre o projeto (objetivos, metodologia, formas de prevenção da covid-19) e cartas de consentimento e assentimento. Quando solicitado, os entrevistadores poderão apresentar reportagens veiculadas na mídia televisiva que informam a população sobre a pesquisa a fim de confirmar os objetivos e a veracidade do estudo.


Publicidade