Início São José dos Campos Paratleta joseense disputa prova internacional ‘online’

Paratleta joseense disputa prova internacional ‘online’

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Enquanto todas as competições esportivas no país estão paralisadas devido à pandemia de covid-19, há quem use a criatividade para manter a motivação e estar preparado para o retorno. Neste domingo (31), o atleta cadeirante Rogério Lima, que representa São José dos Campos em competições PCD (pessoa com deficiência), disputou uma prova internacional sem sair de casa.

Cerca de 35 atletas da modalidade de cadeira de rodas de corrida, representando nove países, participaram do 1° Troféu Virtual Internacional FastWheels de Atletismo Paralímpico. A prova consistiu em cumprir “em rolo” uma distância de 10 quilômetros. A competição, que não teve caráter oficial, ocorreu ao mesmo tempo no Brasil, Estados Unidos, Espanha, França, Holanda, Ilhas Mauricio, Argentina, Costa Rica e México. No Brasil, a “corrida” teve início às 11h.

Rolo é o nome popular do cycle trainer, que consiste em pedalar uma bicicleta parada sobre uma esteira, onde podem ser registradas informações como distância percorrida e velocidade. É um recurso usado quando não é possível treinar ao ar livre.

Rogério Lima disputou pelo Instituto Athlon / São José dos Campos, que mantém 113 atletas nas equipes que representam a cidade em competições PCD no Brasil e exterior. Ele terminou a competição em quarto lugar entre os homens. Melhor ainda que a colocação, foi o fato de o tempo de 21min43seg ter sido a sua melhor marca pessoal. Isto mostra que o treinamento em casa durante a quarentena está produzindo bons resultados.

Rogério Lima é especialista em provas de velocidade, com mais de 700 medalhas e 200 títulos conquistados na carreira, iniciada em 2007. Em 2018, ele foi campeão brasileiro nas provas de 100m, 200m e 400m pela categoria T53.

Xadrez

Outra modalidade do PCD joseense que se movimentou durante a quarentena foi o xadrez. No final do mês de abril, a equipe Athlon / São José foi representada pelo paratleta João Coimbra no Campeonato de Xadrez online.

A competição estava marcada para ocorrer em João Pessoa (PB), mas teve que ser disputada online, reunindo 38 participantes. Coimbra terminou em 13º lugar.

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)

Em casa

Assim como estão fazendo vários atletas das equipes que representam o esporte de São José dos Campos, a maioria dos 113 paratletas do Athlon / São José estão realizando treinamentos em casa como preparação para a volta das competições.

Segundo a coordenação do Instituto Athlon, os paratletas ligados à seleção brasileira estão sendo orientados pelas respectivas seleções, enquanto os demais integrantes da equipe joseense participam de treinamentos online orientados diariamente em lives comandadas pelas comissões técnicas das equipes.


Publicidade