Enquanto todas as competições esportivas no país estão paralisadas devido à pandemia de covid-19, há quem use a criatividade para manter a motivação e estar preparado para o retorno. Neste domingo (31), o atleta cadeirante Rogério Lima, que representa São José dos Campos em competições PCD (pessoa com deficiência), disputou uma prova internacional sem sair de casa.
Cerca de 35 atletas da modalidade de cadeira de rodas de corrida, representando nove países, participaram do 1° Troféu Virtual Internacional FastWheels de Atletismo Paralímpico. A prova consistiu em cumprir “em rolo” uma distância de 10 quilômetros. A competição, que não teve caráter oficial, ocorreu ao mesmo tempo no Brasil, Estados Unidos, Espanha, França, Holanda, Ilhas Mauricio, Argentina, Costa Rica e México. No Brasil, a “corrida” teve início às 11h.
Rolo é o nome popular do cycle trainer, que consiste em pedalar uma bicicleta parada sobre uma esteira, onde podem ser registradas informações como distância percorrida e velocidade. É um recurso usado quando não é possível treinar ao ar livre.
Rogério Lima disputou pelo Instituto Athlon / São José dos Campos, que mantém 113 atletas nas equipes que representam a cidade em competições PCD no Brasil e exterior. Ele terminou a competição em quarto lugar entre os homens. Melhor ainda que a colocação, foi o fato de o tempo de 21min43seg ter sido a sua melhor marca pessoal. Isto mostra que o treinamento em casa durante a quarentena está produzindo bons resultados.
Rogério Lima é especialista em provas de velocidade, com mais de 700 medalhas e 200 títulos conquistados na carreira, iniciada em 2007. Em 2018, ele foi campeão brasileiro nas provas de 100m, 200m e 400m pela categoria T53.
Xadrez
Outra modalidade do PCD joseense que se movimentou durante a quarentena foi o xadrez. No final do mês de abril, a equipe Athlon / São José foi representada pelo paratleta João Coimbra no Campeonato de Xadrez online.
A competição estava marcada para ocorrer em João Pessoa (PB), mas teve que ser disputada online, reunindo 38 participantes. Coimbra terminou em 13º lugar.

Em casa
Assim como estão fazendo vários atletas das equipes que representam o esporte de São José dos Campos, a maioria dos 113 paratletas do Athlon / São José estão realizando treinamentos em casa como preparação para a volta das competições.
Segundo a coordenação do Instituto Athlon, os paratletas ligados à seleção brasileira estão sendo orientados pelas respectivas seleções, enquanto os demais integrantes da equipe joseense participam de treinamentos online orientados diariamente em lives comandadas pelas comissões técnicas das equipes.
- Luizinho Souza: Músico renomado inaugura estúdio em Campinas
- Croissant & Cia reinaugura loja de fábrica em Indaiatuba em novo endereço
- Motivos pelos quais o Tigre Sortudo superará o Fortune Tiger
- GatasGyn é confiável para acompanhantes em Goiânia?
- Nova era da otimização: o que muda com o avanço do Generative Engine Optimization?
- 7 benefícios de usar acidificante capilar
- Hotel de Sumaré oferece vagas de emprego para diversos setores
- Arrecadação das apostas atinge R$5,62 bilhões até agosto de 2025: novo imposto de 18% deve elevar receita
- São José dos Campos movimenta R$ 4,33 bilhões no 1º semestre de 2025; VGV sobe 17%
- Sofia Brasil lança a irreverente “Casa, beija, mata”
- Música “Desejo incansável” Impulsiona Micarla ao sucesso e a consolida como voz marcante do sertanejo
- Dany & Diego realizam dois shows no interior paulista
- Alok, Péricles, Simone Mendes e Bruna Karla são atrações confirmadas na Orquídea Fest Poá 2025
- 38ª Festa do Peão de Extrema anuncia shows inéditos e entrada solidária em todos os dias do evento
- Como conexões estratégicas podem acelerar investimentos imobiliários no Brasil?