Início São José dos Campos Prefeitura de São José dos Campos apresenta proposta do novo transporte ao...

Prefeitura de São José dos Campos apresenta proposta do novo transporte ao Comob

Foto: Charles de Moura/PMSJC
Publicidade

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, apresentou nesta sexta-feira (8), ao Comob (Conselho Municipal de Mobilidade Urbana), a minuta do edital para a futura concessão do transporte público do município, prevista para entrar em operação no primeiro semestre de 2021, quando se encerram os atuais contratos.

Devido à crise epidêmica e recomendações para evitar a disseminação do novo coronavírus, o encontro foi realizado numa transmissão online entre os participantes do conselho e integrantes da FGV (Fundação Getúlio Vargas), que participaram dos estudos e elaboração da proposta.

No encontro, foi divulgada uma série de 10 reuniões públicas e uma audiência pública, que serão realizadas pela Prefeitura a partir do próximo dia 18, para a apresentação da proposta à população.

Os encontros serão transmitidos online na página oficial da Prefeitura no Facebook, sendo permitida a participação presencial de até 30 pessoas – as regras para inscrição serão divulgadas posteriormente (veja o calendário abaixo).

Histórico

Atualmente, o transporte público de São José é operado por três empresas, por meio do Consórcio 123 e os três lotes de concessão irão se encerrar em fevereiro de 2021. Por conta do encerramento dos contratos, a Prefeitura iniciou os trâmites para construção do novo modelo de transporte público para o município, passando pela realização de audiências públicas e uma série de oficinas para que a população participe da criação desse novo modelo.

A Prefeitura criou ainda um hotsite exclusivo sobre o assunto, onde a população pode obter informações sobre o projeto do novo transporte público, dados do atual serviço, pesquisas, enviar sugestões, entre outros.

O objetivo da Prefeitura é oferecer um ambiente seguro juridicamente, econômico e transparente no transporte público, tendo como uma das diretrizes a integração entre todos os modais disponíveis à população.

Estudo da FGV

A Prefeitura e a FGV (Fundação Getúlio Vargas) firmaram em janeiro de 2019 um contrato para a realização de estudos, análise, acompanhamento e reformulação do atual sistema do transporte coletivo da cidade, com o objetivo de preparar a nova concessão do transporte público.

Calendário das reuniões e audiência pública

Reuniões Públicas

Data: 18 de maio de 2020
Local: Casa do Idoso Leste, R. Cidade De Washington, 164 – Vista Verde

Data: 19 de maio de 2020
Local: Casa do Idoso Centro, R. Euclídes Miragaia, 508 – Centro

Data: 20 de maio de 2020
Local: Fundhas, R. João Rodolfo Castelli, 96 – Putim

Data: 21 de maio de 2020
Local: Casa Do Idoso Sul, Av. Andrômeda, 2601 – Bosque Dos Eucaliptos

Data: 22 de maio de 2020
Local: Casa do Idoso Norte, R. Carlos Belmiro Dos Santos, 99 – Santana

Serão realizadas duas reuniões em cada local, sendo a primeira às 15h e a segunda às 18h.

Audiência Pública

Data: 27 de maio de 2020
Horário: 19h
Local: Centro da Juventude, R. Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América


Publicidade