Início Variedades Atividade Física Pós – Coronavírus Recupera o Corpo e Combate o Estresse

Atividade Física Pós – Coronavírus Recupera o Corpo e Combate o Estresse

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Ainda estamos no meio da pandemia do Coronavírus e pouco sabemos sobre as causas e consequência que esta nova doença poderá deixar. O fato é que muitas pessoas conseguiram sobreviver, no Brasil segundo o Ministério da Saúde, são cerca de 24 mil recuperados e que devem iniciar uma nova fase: a de recuperação física e psicológica.

Um dos caminhos da recuperação será a prática de atividade física, de leve a moderada. Para os exercícios será necessário acompanhamento de um educador físico e de médico. O trabalho em conjunto entre esses dois profissionais será fundamental.

Se antes da pandemia a atividade física era preconizada para manter a qualidade de vida e saúde agora, é vista como vital para se ter um corpo saudável, com um sistema cardiovascular, muscular, pulmonar forte e resistente, com imunidade alta e protegido contra os efeitos das infecções e viroses.

Os benefícios da atividade física são amplamente estudados e conhecidos, principalmente pela possibilidade de prevenir o sedentarismo e doenças relacionadas. Mas, os exercícios também podem ser aplicados para a recuperação de acidentes e de doenças.

Como iniciar ou retomar a pratica de exercícios físicos pós – infecção do Covid 19?

“Cada caso é um caso, e deve ser avaliado por um profissional de educação física. Nesse momento é muito importante a orientação profissional, e dessa forma estabelecer um programa de exercícios adequado as capacidades pessoais de cada um, personalizando a pratica de exercícios gradativamente. Tem que levar em consideração: idade, intensidade, duração e frequência dos exercícios é imprescindível nesse momento, pois o objetivo é estimular todos os sistemas de forma inicialmente leve a moderada e evoluir conforme a resposta metabólica que o corpo enviar”, enfatizou Eid Nogueira, personal trainer de São José dos Campos.

Depois de passar por momentos críticos que o coronavírus provoca, além de debilitar o corpo, a questão psicológica também é afetada. E a atividade física auxiliará ao mesmo tempo na recuperação física e mental.

“É preciso considerar os benefícios que a atividade física promove no estado psicológico, entre eles, a diminuição da ansiedade e depressão, a pessoa que pratica a atividade passa a ter mais autoconfiança e maior capacidade de lidar com o estresse, principalmente o estresse pós-traumático que uma doença provoca, sem dúvida muito importante nesse momento pós – covid 19”, comentou Eid Nogueira.

Quais seriam as melhores atividades para esse momento?

Os pacientes recuperados e fora de riscos devem de preferência fazer exercícios aeróbios, alongamentos e de resistência muscular de forma gradual, de leve a moderada. Tudo supervisionado pelo educador físico profissional e um médico especialista.


Publicidade