Ainda estamos no meio da pandemia do Coronavírus e pouco sabemos sobre as causas e consequência que esta nova doença poderá deixar. O fato é que muitas pessoas conseguiram sobreviver, no Brasil segundo o Ministério da Saúde, são cerca de 24 mil recuperados e que devem iniciar uma nova fase: a de recuperação física e psicológica.
Um dos caminhos da recuperação será a prática de atividade física, de leve a moderada. Para os exercícios será necessário acompanhamento de um educador físico e de médico. O trabalho em conjunto entre esses dois profissionais será fundamental.
Se antes da pandemia a atividade física era preconizada para manter a qualidade de vida e saúde agora, é vista como vital para se ter um corpo saudável, com um sistema cardiovascular, muscular, pulmonar forte e resistente, com imunidade alta e protegido contra os efeitos das infecções e viroses.
Os benefícios da atividade física são amplamente estudados e conhecidos, principalmente pela possibilidade de prevenir o sedentarismo e doenças relacionadas. Mas, os exercícios também podem ser aplicados para a recuperação de acidentes e de doenças.
Como iniciar ou retomar a pratica de exercícios físicos pós – infecção do Covid 19?
“Cada caso é um caso, e deve ser avaliado por um profissional de educação física. Nesse momento é muito importante a orientação profissional, e dessa forma estabelecer um programa de exercícios adequado as capacidades pessoais de cada um, personalizando a pratica de exercícios gradativamente. Tem que levar em consideração: idade, intensidade, duração e frequência dos exercícios é imprescindível nesse momento, pois o objetivo é estimular todos os sistemas de forma inicialmente leve a moderada e evoluir conforme a resposta metabólica que o corpo enviar”, enfatizou Eid Nogueira, personal trainer de São José dos Campos.
Depois de passar por momentos críticos que o coronavírus provoca, além de debilitar o corpo, a questão psicológica também é afetada. E a atividade física auxiliará ao mesmo tempo na recuperação física e mental.
“É preciso considerar os benefícios que a atividade física promove no estado psicológico, entre eles, a diminuição da ansiedade e depressão, a pessoa que pratica a atividade passa a ter mais autoconfiança e maior capacidade de lidar com o estresse, principalmente o estresse pós-traumático que uma doença provoca, sem dúvida muito importante nesse momento pós – covid 19”, comentou Eid Nogueira.
Quais seriam as melhores atividades para esse momento?
Os pacientes recuperados e fora de riscos devem de preferência fazer exercícios aeróbios, alongamentos e de resistência muscular de forma gradual, de leve a moderada. Tudo supervisionado pelo educador físico profissional e um médico especialista.
- Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em maio
- Prefeitura de Pinda conta com apoio da Polícia Ambiental para fiscalizações no município
- Pindamonhangaba amplia o monitoramento com 700 novas câmeras
- São José dos Campos será certificada como Cidade Inteligente pela ABNT
- Idosos com 67 anos ou mais serão vacinados no CIAF na quinta; 2ª dose para 75 anos ou mais será nos seis postos
- Covid-19: Profissionais de educação serão vacinados somente no CIAF na quinta-feira em Pinda
- Pinda continua com mais de 100% de internação em UTI pública, registra 4 óbitos e 70 novos casos
- Em Pinda, Novo Turismo comemora 100 dias de ações e se prepara para o “novo normal”