Início São José dos Campos Pesquisa aponta que 3,11% da população de São José dos Campos tiveram...

Pesquisa aponta que 3,11% da população de São José dos Campos tiveram contato com o vírus

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

A pesquisa de campo encomendada pela Prefeitura para mapear o grau de contaminação da população de São José dos Campos pela covid-19, realizada nos dias 16 e 17, apontou que 3,11% dos entrevistados tiveram contato com o vírus.

Foram aplicados 450 testes rápidos, em todas as regiões da cidade, sendo que 14 pessoas testaram positivo. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Indsat, especializado em indicadores de serviços públicos em todo o país.

Publicidade

Considerando o número de habitantes da cidade, 720 mil pessoas, esse índice de contaminação permite afirmar que São José dos Campos pode ter cerca de 22 mil pessoas infectadas. Hoje a cidade tem seis óbitos confirmados decorrentes da covid-19.

Das pessoas que testaram positivo, 64% são do sexo feminino e 36% do masculino. Quanto à faixa etária, 29% estão entre 50 e 60 anos; 29% entre 40 a 50 anos; 21% entre 60 e 70 anos; 14% entre 70 e 80 anos; e 7% entre 30 e 40 anos.

O bairro com maior incidência de casos positivos foi o Parque Industrial, com 36%; seguido pela Vila Paiva, com 29%; Monte Castelo, com 14%; Vila Tesouro, Jardim da Granja e Jardim Motorama, todos com 7%.

Desemprego

Durante as visitas, os entrevistadores também aplicaram um questionário com perguntas gerais sobre pandemia, isolamento social, desemprego e avaliação dos serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura.

Foram entrevistadas 420 pessoas acima de 16 anos, com uma margem de erro de 4% para mais ou para menos e confiabilidade de 95%.

Na pesquisa, 30,48% dos entrevistados disseram que eles, ou alguém que mora com eles, perderam emprego ou renda desde o início da pandemia. Os outros 69,52% disseram que não.

A maioria dos entrevistados manifestou aprovação às medidas tomadas pela Prefeitura para enfrentar a pandemia (77,8%), e 49,29% responderam que a cidade está preparada para os desafios da doença.

Isolamento seletivo

Esse mapa ajudou a compor as estratégias da Prefeitura para as medidas de isolamento seletivo, a partir do dia 27 de abril.

Por enquanto, essas medidas estão sub judice. A Justiça concedeu liminar suspendendo as ações. A Prefeitura recorreu ao Tribunal de Justiça e aguarda nova decisão.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a testagem é uma das ferramentas mais importantes para desenhar o cenário de uma epidemia na população. Os testes ajudam a isolar os pacientes assintomáticos, que são importantes vetores na disseminação do vírus.

A Prefeitura pretende fazer mais testes para monitorar a pandemia e definir novas ações do município com planejamento.