Início Taubaté Taubaté chega a 26 casos de coronavírus

Taubaté chega a 26 casos de coronavírus

(Foto: Reuters/Agência Brasil/divulgação)
Publicidade

Taubaté chega ao 26º caso de coronavírus confirmado no município. Conforme novo modelo de boletim epidemiológico que passou a vigorar esta semana, são levados em conta uma morte e 25 casos confirmados de pacientes do município.

Ainda há o registro de uma morte de um paciente de São Paulo que estava internado no Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT).

O novo caso confirmado é de uma mulher de 41 anos, moradora do bairro Jardim do Lago. Ela não apresenta comorbidades e também não houve registro de deslocamento. A paciente segue em isolamento social em sua residência.

De acordo com o boletim, já foram realizadas 115 internações de pacientes suspeitos ou com a doença confirmada. Estas internações resultaram em 70 altas hospitalares, o que representa 60,86% dos casos. Não se pode, neste momento, falar em pacientes curados, visto que são necessários exames de carga viral para descartar a presença do coronavírus no organismo.

Uma semana após a abertura da nova ala exclusiva de Covid-19 no HMUT, a taxa de internação é de 43,3% para os leitos de enfermaria e de 30% para os leitos de UTI. Esse percentual é exclusivo para os leitos municipais do HMUT, que abrigam atualmente 16 pessoas de um total de 23 pacientes internados em hospitais de Taubaté e região.

 A primeira fase do plano de contingência montado pela prefeitura em parceria com o Comitê Municipal de Enfrentamento ao coronavírus prevê 40 leitos nesta ala distribuídos da seguinte forma: 26 leitos de enfermaria, 10 leitos de UTI adulto e 4 leitos de UTI pediátrica exclusivos para pacientes com suspeita ou confirmação da doença. Também foram destinados em outra ala fora deste complexo 16 leitos para gestantes e mulheres jovens. A estrutura pode ser ampliada conforme a progressão de casos.

No cenário atual, a UPA Central serve como unidade para atendimento dos pacientes e observação. Em um cenário de agravamento de casos, está previsto o uso de mais 40 leitos para internação de pacientes suspeitos ou com confirmação de coronavírus. Serão 30 novos leitos de enfermaria e 10 novos leitos de UTI.

O planejamento ainda prevê o remanejamento de outros leitos no HMUT e a aquisição de leitos de internação para outras doenças em um hospital privado  em caso de necessidade.

Isolamento
Taubaté atingiu uma taxa de 56% de isolamento social no feriado de 21 de abril. O indicador do município ficou abaixo da média do Estado de São Paulo, que foi de 57%.

De acordo com o Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo,a adesão ideal para controlar a disseminação da doença é de 70%.


Publicidade