Início São José dos Campos Pesquisa para mapear contágio pelo coronavírus começa quinta em São José dos...

Pesquisa para mapear contágio pelo coronavírus começa quinta em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

A pesquisa de campo encomendada pela Prefeitura para mapear o grau de contaminação do novo coronavírus entre a população de São José dos Campos será realizada nesta quinta (16) e sexta-feira (17).

Serão aplicados 600 testes rápidos, em todas as regiões da cidade, para traçar um mapa estatístico das pessoas que tiveram contato com o vírus na cidade.

A pesquisa será feita pelo instituto Indsat, especializado em indicadores de serviços públicos em todo o país. O grupo de pesquisadores fará visitas domiciliares aleatórias, e os testes serão aplicados por profissionais de enfermagem da Secretaria de Saúde.

Durante as visitas, os entrevistadores também vão aplicar um questionário que abordará a questão da pandemia, a opinião sobre os cuidados nesta fase e a avaliação dos serviços de saúde oferecidos.

Esse mapa será usado para compor as estratégias da Prefeitura quanto às medidas de flexibilização do isolamento, para que a cidade possa retomar a atividade econômica aos poucos.

A testagem é uma das ferramentas mais importantes para desenhar o cenário de uma epidemia na população. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), os testes ajudam a isolar os pacientes assintomáticos, que são importantes vetores na disseminação do vírus.

A partir de uma gota, os testes conseguem oferecer o diagnóstico de sangue em até 30 minutos.


Publicidade