A pesquisa de campo encomendada pela Prefeitura para mapear o grau de contaminação do novo coronavírus entre a população de São José dos Campos será realizada nesta quinta (16) e sexta-feira (17).
Serão aplicados 600 testes rápidos, em todas as regiões da cidade, para traçar um mapa estatístico das pessoas que tiveram contato com o vírus na cidade.
A pesquisa será feita pelo instituto Indsat, especializado em indicadores de serviços públicos em todo o país. O grupo de pesquisadores fará visitas domiciliares aleatórias, e os testes serão aplicados por profissionais de enfermagem da Secretaria de Saúde.
Durante as visitas, os entrevistadores também vão aplicar um questionário que abordará a questão da pandemia, a opinião sobre os cuidados nesta fase e a avaliação dos serviços de saúde oferecidos.
Esse mapa será usado para compor as estratégias da Prefeitura quanto às medidas de flexibilização do isolamento, para que a cidade possa retomar a atividade econômica aos poucos.
A testagem é uma das ferramentas mais importantes para desenhar o cenário de uma epidemia na população. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), os testes ajudam a isolar os pacientes assintomáticos, que são importantes vetores na disseminação do vírus.
A partir de uma gota, os testes conseguem oferecer o diagnóstico de sangue em até 30 minutos.
- Arrecadação das apostas atinge R$5,62 bilhões até agosto de 2025: novo imposto de 18% deve elevar receita
- São José dos Campos movimenta R$ 4,33 bilhões no 1º semestre de 2025; VGV sobe 17%
- Sofia Brasil lança a irreverente “Casa, beija, mata”
- Música “Desejo incansável” Impulsiona Micarla ao sucesso e a consolida como voz marcante do sertanejo
- Dany & Diego realizam dois shows no interior paulista