Início Coronavírus Bolsonaro disse que se não houver volta ao trabalho semana que vem,...

Bolsonaro disse que se não houver volta ao trabalho semana que vem, ele vai tomar uma decisão

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Publicidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, defendem a quarentena e o isolamento social como forma mais eficaz para conter a propagação do coronavírus em todo o mundo e no Brasil.

O coronavírus é uma doença nova e desconhecida e tem feito um número assustador de vítimas em todo o mundo. O isolamento social em muitos países tem evitado o aumento do número de contaminação do vírus e o colapso no sistema de saúde.

Se o número de casos aumentar, pessoas do grupo de risco como idosos e com doenças crônicas como diabéticos, asmáticos, pessoas com doenças do coração e fumantes podem ter comprometimento na resposta imune e lotar o sistema de saúde ocasionando mais mortes por falta de atendimento.

Além do isolamento social, lavar as mãos com sabão, a utilização de álcool em gel, não levar as mãos ao rosto e o distanciamento são medidas fundamentais para combater o aumento de número de casos de contaminação do Covid-19.

Na contra-mão do que vem sendo orientado pela OMS e pelo Ministério da Saúde, Bolsonaro crítica o isolamento social, e se mostra preocupado com a economia do país e com os efeitos negativos que pode causar em seu governo.

Para o presidente, as questões do “vírus e desemprego não podem ser tratadas de forma dissociada” e se depender dele, pretende afrouxar as regras de quarentena.

Bolsonaro pretende “numa canetada” autorizar o retorno às atividades dos comerciantes, que, segundo ele, “levaram uma paulada no meio da testa com as medidas tomadas por alguns governadores”.

O presidente disse que tem projeto de decreto pronto para ser assinado e se for preciso, que considera como atividade essencial toda aquela indispensável para levar o pão para casa todo dia.

Bolsonaro pediu que os governadores e prefeitos revejam as posições sobre o isolamento e que mais prudente seria abrir de forma paulatina o comércio. “Mais prudente seria abrir de forma paulatina o comércio a partir da próxima semana”, disse o presidente.

Ministro da Saúde

Após ser questionado pelo presidente, o ministro da Saúde, Henrique Mandetta disse que está focado no combate ao coronavírus. “Estou trabalhando aqui”.

Bolsonaro disse nesta quinta-feira (2), que eles não andam se bicando e que Mandetta precisa “ter mais humildade”.

O presidente declarou que nenhum ministro dele é indemissível e que se Mandetta de sair “bem”, “sem problema”. Bolsonaro fez uma observação de que o ministro poderia ouvir o Presidente da República um pouco mais em alguns momentos.

O Ministro da Saúde tem apoio de colegas da Esplanada dos Ministérios, como o ministro da Justiça, Sergio Moro, assessor mais popular do governo Bolsonaro e de outros ministros, que tem procurado Mandetta dizendo que vão seguir as suas orientações técnicas na crise — e não as do presidente Bolsonaro.

Outros países

O Japão, que não adotou a medida do isolamento, tem se mostrado preocupado com o aumento de casos e cogita o início do isolamento social. O ministério da economia teme os efeitos mas não desconsidera a gravidade do Covid-19.

Em muitos países, os governantes estão preocupados com a vida, mantendo o isolamento como fundamental, como regra rígida, e em alguns deles pode até ser prorrogado a partir dos próximos dias.

O mundo supera um milhão de infectados e 53.000 mortes. Estados Unidos bate recorde mundial de óbitos em um dia pelo Covid-19. Espanha ultrapassa Itália em infectados. Brasil registra 299 mortes por coronavírus em 7.910 casos.

Publicidade