Início São José dos Campos São José dos Campos ganha reforço de 31 novos guardas municipais

São José dos Campos ganha reforço de 31 novos guardas municipais

Foto: Charles de Moura/PMSJC
Publicidade

A partir desta quarta-feira (1), São José dos Campos terá o reforço de 31 guardas civis municipais. A formação dos novos guardas, que teve início em outubro de 2019, durou seis meses, com 720 horas de aulas práticas e teóricas.

Durante o curso, os novos guardas receberam aulas de tiro no estande da GCM de São José, na zona norte. As atividades adequadas ao Método Giraldi (também conhecido como Treinamento Defensivo na Preservação da Vida) consistem em um conjunto de técnicas e normas utilizadas por forças de segurança em todo o país.

Além disso, é um método recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Cruz Vermelha Internacional, por ser focado na segurança do agente, da vítima e também do agressor.Os novos guardas passaram ainda por treinamentos de tiro em alvos e em situações cotidianas simuladas.

Treinos físicos e de defesa pessoal, treinamento de rapel e aulas teóricas e práticas sobre legislação, disciplina e hierarquia e procedimentos operacionais e administrativos, entre outros conhecimentos também acompanharam os seis meses de preparação.

A capacitação contou ainda com a formação de quatro guardas civis municipais da cidade de Caçapava, em uma cooperação entre as corporações das duas cidades.

Reforço

Com o novo grupo, terão sido incorporados 100 novos agentes. Outros 69 iniciaram o trabalho operacional em maio de 2019.

O concurso para Guarda Civil Municipal 2ª Classe foi aberto em 9 de fevereiro de 2018 e teve 4.563 candidatos. No dia 19 de outubro de 2018, a seleção foi homologada com 236 aprovados.

O processo seletivo previa a contratação de 50 guardas. Porém, a Prefeitura decidiu dobrar para 100 com a finalidade de agilizar e otimizar o serviço prestado à população.

Criada há 32 anos, a partir desta quarta (1), a GCM de São José, passará a contar com um efetivo de 360 homens e mulheres.

Publicidade