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Prefeitura de Pinda implantará disk coronavírus a partir desta segunda-feira

(Fotos: Saulo Fernandes/Vale News)
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Considerando o estado de emergência e o decreto da OMS de Pandemia por CoronavÍrus; a Resolução SS 28 de 17.03.20 da Secretaria de Estado da Saúde; e os Decretos Municipais 5752 e 5756, com o objetivo de evitar o deslocamento das pessoas, promovendo o isolamento social necessário para o enfrentamento da pandemia, a Prefeitura Municipal implantará, conforme já divulgado anteriormente, a partir dessa segunda-feira, dia 23 de março de 2020, o DISK CORONAVIRUS.

Esta linha será utilizada para obtenção de informações pela população, sobre coronavírus e outras dúvidas da área da Saúde e funcionará pelo 0800 878 9629.

O Disk Coronavírus funcionará das 7h às 20h.
Quanto ao atendimento ambulatorial presencial, a partir de segunda-feira, dia 23 de março de 2020, o atendimento das unidades de saúde será da seguinte maneira:

1 – CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS:
Todas os exames e consultas presenciais estão suspensas, inclusive as já agendadas. O atendimento será via teleconsulta. Médico entrará em contato com o paciente por telefone e havendo quadro urgente, ele orientará o paciente sobre como proceder. Todas as orientações serão passadas pelo telefone.

Curativo: orientações serão realizadas pelo telefone e, em casos urgentes, a equipe orientará quanto ao procedimento.

Infectologia: atendimento de rotina suspenso e monitoramento dos pacientes por telefone.

Os números de telefone poderão ser atualizados pelo call center.

2 – UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE:
Todos os atendimentos de rotina estão suspensos, inclusive os já agendados. As unidades estarão abertas para receber pacientes de livre demanda com suspeita de dengue e Coronavirus. Não serão atendidas demandas de rotina.

3 – FISIOTERAPIA E FONOAUDIOLOGIA:
Atendimentos suspensos – haverá atendimento domiciliar para os casos urgentes.

4 – SAÚDE MENTAL:
Caps 2: Atendimento escalonado para os pacientes em regime intensivo, demais atendimentos de rotina suspensos. O serviço atenderá casos urgentes, triados pela equipe. As orientações poderão ser feitas por telefone, inclusive sobre receitas e retirada de medicamentos.

Caps Infantil e Caps AD: atendimentos de rotina suspensos. O serviço atenderá casos urgentes, triados pela equipe. As orientações poderão ser feitas por telefone, inclusive sobre receitas e retirada de medicamentos.

Ambulatório de Saúde Mental: atendimentos suspensos, profissionais entrarão em contato com os pacientes por telefone para monitoramento.

5 – LABORATÓRIO:
Não serão realizadas coletas de exames de rotina, somente exames de urgência, como: dengue, gestantes, hemodiálise, quimioterapia, controle de TAP – coagulação – e casos de urgência identificados pelo médico solicitante.

Os exames de BHCG (gravidez) serão realizados somente no horário de 13h às 15h. E a coleta de curva glicêmica (gestantes do último trimestre) serão colhidos em número reduzido.

Haverá triagem na porta do laboratório para orientação sobre a coleta e organização da entrada escalonada no laboratório. Os postos de coleta descentralizados obedecerão a mesma regra definida pelo Laboratório Central.

6 – TRANSPORTE:
Por orientação da Secretaria Estadual de Saúde: “as agendas poderão ser suspensas, sobretudo para pacientes de risco (idosos acima de 60 anos, portadores de comorbidades e imunodeprimidos), devendo ser mantidas atividades cujos benefícios da pronta realização superem riscos associados ao cenário da epidemia de Covid-19, tais como diagnósticos de câncer e consultas necessárias à continuidade de terapêutica farmacológica”. Desta maneira os casos serão avaliados conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde.

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