Início São José dos Campos Decreto cria Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus em São José...

Decreto cria Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus em São José dos Campos

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

Diante do preocupante cenário epidemiológico global quanto à incidência do novo Coronavírus (Covid 2019) e a necessidade de medidas preventivas e terapêuticas como forma eficaz de controle desta patologia, o prefeito assinou um decreto, que será publicado no Boletim do Município desta sexta-feira (13), criando o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento da doença.

O comitê terá como função articular as ações do Plano de Enfrentamento e Contingência para a doença entre todos os serviços de saúde do município, tanto públicos quanto privados, construindo uma rede de atenção, prevenção e tratamento que propiciará aos munícipes qualidade na prevenção, diagnóstico e suporte ambulatorial e hospitalar.

O comitê será composto por 8 membros, entre eles o secretário de Saúde, o diretor do Departamento de Políticas de Saúde, a chefe de Vigilância em Saúde e 5 servidores das vigilâncias epidemiológica e sanitária da Prefeitura.

De acordo com Secretaria de Saúde, a prevenção e controle do novo coronavírus dependem do envolvimento dos serviços de saúde e da sociedade em geral.

Entre as atribuições do grupo estão a divulgação de ações educativas e dos serviços ofertados à população por entes públicos ou privados; monitoramento dos casos notificados e confirmados da doença, atuando como uma sala de situação e a execução do Plano Municipal de Enfrentamento e Contingência para que seja implantado por todos os entes envolvidos.

Cabe ao comitê também municiar as redes pública e privada de informações atualizadas quanto à epidemia global, atuar como facilitador nas ações do Plano Municipal, fazendo a interface entre as diversas entidades envolvidas e promover a cultura da prevenção.

O decreto prevê ainda que outros representantes de instituições públicas e privadas poderão participar do comitê como membros consultivos, conforme necessidade e avaliação da Secretaria de Saúde.

Publicidade