Início São José dos Campos São José dos Campos amplia uso de tecnologia para reduzir criminalidade

São José dos Campos amplia uso de tecnologia para reduzir criminalidade

Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Publicidade

Após registrar em 2019 os menores índices de criminalidade dos últimos 21 anos, São José dos Campos vai ampliar em 2020 o uso da tecnologia para reduzir ainda mais as taxas de violência.

O programa Cidade Inteligente, iniciativa pioneira no Brasil, começou a ser implementado neste início de ano. A empresa responsável pelo serviço já iniciou a instalação dos equipamentos e cabos de fibra óptica em todas as regiões da cidade.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Serão 1.000 câmeras com inteligência e reconhecimento facial por toda a cidade, implantação do CSI (Centro de Segurança Integrada), interligação semafórica, internet gratuita à população nas praças, parques e prédios públicos, como escolas, unidades de saúde, poliesportivos e Casas do Idoso.

Trata-se do melhor projeto de segurança do país. O Cidade Inteligente (SCaaS – Smart City as a Service) é um conjunto de ações inovadoras que serão utilizadas para otimizar a segurança pública por meio de recursos de inteligência e dados digitais.

A novidade beneficiará também setores como mobilidade urbana, saúde, educação, Defesas Civil, Bombeiro, Polícia Civil e Policia Militar, fazendo com que as pessoas, tenham mais qualidade de vida.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Portais de Segurança e LED

As novas câmeras vão ampliar ainda a leitura de placas de veículos, serviço já realizado atualmente pelos 176 Portais de Segurança espalhados por todas as regiões de São José e que tem auxiliado as polícias Civil e Militar na elucidação de crimes e na prisão dos autores dos mesmos.

Em outra frente de atuação, a Prefeitura intensificou a instalação de lâmpadas de LED. Já foram implantadas 43,5 mil luminárias e a previsão é de que até no máximo em agosto toda a cidade esteja contemplada.

Trabalho em equipe

A ampliação do uso da tecnologia no combate ao crime foi um dos principais destaques da primeira reunião de trabalho do programa São José Unida, realizada nesta quarta (5) no Paço Municipal com a presença de lideranças de todas as forças de segurança da cidade.

“Os índices de 2019 já foram os menores dos últimos anos. Com as mil câmeras e as novas tecnologias, a tendência é que sejam reduzidos ainda mais. A união do esforço humano com a tecnologia dará respostas ainda mais rápidas e melhores à população”, disse o tenente-coronel Antônio Moura Pires, comandante do 46º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior) de São José.

“Com todas as medidas que têm sido implementadas nestes últimos 3 anos e com a atuação da Prefeitura em conjunto com as forças de segurança, São José está construindo uma cultura de paz”, completou.

A opinião foi compartilhada pelo delegado seccional de São José dos Campos, José Henrique de Paula Ramos.

“O trabalho conjunto e a complementaridade de ações têm dado resultado muito positivo, com recuo significativo dos índices de criminalidade. A ampliação do uso da tecnologia vai ajudar a reduzir ainda mais, além de enriquecer as investigações.”

Intercâmbio

Os bons resultados do São José Unida têm atraído a atenção de forças de segurança de cidades de São Paulo e do Brasil.

A reunião de trabalho do programa desta quarta contou com a participação do gestor de Segurança Municipal de Jundiaí, Paulo Giacomelli, e outras lideranças de forças policiais e da Prefeitura deste município paulista.

Eles vieram a São José conhecer o novo CSI (Centro de Segurança Integrada), além de projetos e ações do São José Unida.

“O trabalho que tem sido desenvolvido pela Prefeitura de São José na área de segurança é fantástico. É um exemplo para todos nós de onde as coisas têm funcionado muito bem em prol da população”, disse Giacomelli.

“Este programa São José Unida e esta união de esforços é algo sensacional. Viemos aprender para implantar ações semelhantes em Jundiaí”, completou.

Cuidados animais

Com o objetivo de aprimorar ainda mais as investigações e implantar novas tecnologias, entrou em funcionamento nesta quarta-feira seção específica de perícia para ocorrências relacionadas a crimes e maus tratos a animais.

A unidade integra o núcleo de Perícias Criminalísticas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, que tem sede em São José.

No local trabalharão dois peritos formados em Medicina Veterinária.

Também está sendo implantado projeto para utilização de cães especializados em detecção de sangue humano, contribuindo para ampliação da elucidação de crimes. São José será uma das primeiras cidades de São Paulo a ter este tipo de serviço.

As medidas implementadas pela Polícia Civil se somam às ações adotadas pela Prefeitura nos cuidados com os animais.

Entre elas, estão o programa Meu Pet Feliz, as feiras de adoções de cães e gatos e o serviço de castração de animais.

São José Unida

O programa São José Unida foi implantado pela Prefeitura em 2017 e reúne todas as forças de segurança que atuam no município com o objetivo de prevenir a violência e diminuir os índices criminalidade, o que tem acontecido mês a mês, de acordo com as estatísticas divulgadas pela SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública).

Participam a Guarda Civil Municipal, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Detran-SP.

Homicídios despencam

São José registrou em 2019 a menor taxa de homicídios dolosos (aqueles cometidos intencionalmente) por 100 mil habitantes dos últimos 21 anos. O índice foi de 4,95.

O bom resultado de 2019 comprova a eficácia do São José Unida. Desde que o programa teve início, a queda dos índices de homicídios têm sido constante e progressiva: 6,69 em 2017; 5,58 em 2018 e 4,95 em 2019.

Em 2016, último ano antes da criação do São José Unida, a taxa chegou a 10,88.

As taxas de roubos, assaltos e furtos somados, roubos de veículos e roubos e furtos de veículos somados também despencaram em São José em 2019.

Em todos estes índices, foi o melhor resultado dos últimos 21 anos.

Publicidade