Início Pindamonhangaba Estado confirma a Carreta da Mamografia em Pindamonhangaba

Estado confirma a Carreta da Mamografia em Pindamonhangaba

(Foto: divulgação/Assessoria de Imprensa)
Publicidade

Em ofício datado de 15 de janeiro deste ano, o Governo do Estado de São Paulo, através de Eduardo Barbin, chefe de Gabinete do secretário da Saúde do Estado, confirmou à Prefeitura a vinda da Carreta da Mamografia para Pindamonhangaba.

“Confirmamos o recebimento do Ofício 317/2019 da Secretaria de Saúde solicitando a inclusão de Pindamonhangaba no cronograma da unidade móvel de mamografia do Programa “Mulheres de Peito” e informamos que o município foi incluído com previsão de atendimento no período de 17 a 29 de fevereiro/2020”, afirma o teor do ofício do Governo do Estado.

A secretária de Saúde Valéria dos Santos, que recebeu o ofício, está agradecendo a sensibilidade do Estado em atender o município. “A carreta sempre esteve presente na cidade. Em 2019 não foi possível face ao cronograma deles, mas reiteramos diversas vezes pois temos demanda desse tipo de exame. Investimos nosso orçamento municipal nesse exame, mas a demanda é alta”, explicou Valéria.

Segundo ela, “não é verdade o que alguns espalham, em nenhum momento a Secretaria informou que não temos demanda. Ao contrário, sempre lutamos por isso e agora a resposta está aí para todo mundo ver”, finalizou Valéria.

O programa oferece exames de mamografia sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade de segunda à sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

Publicidade