Início São José dos Campos São José dos Campos: Conexão Juventude recebe prêmio nacional

São José dos Campos: Conexão Juventude recebe prêmio nacional

(Foto: divulgação/PMSJC)
Publicidade

O programa Conexão Juventude foi o vencedor no estado de São Paulo do 1º Prêmio de Inovação em Políticas Públicas de Juventude. O anúncio foi publicado nesta terça-feira (21) no site da Secretaria Nacional da Juventude, órgão do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

O prêmio é um reconhecimento a iniciativas inovadoras em políticas públicas voltadas para a juventude nos municípios brasileiros e no Distrito Federal. No julgamento final dos 38 programas inscritos e aceitos pela comissão de avaliação do prêmio, São José dos Campos ficou em primeiro lugar entre as cidades paulistas, com Guarulhos em quarto, Campinas em quinto, Cotia em sexto e Americana em oitavo.

Considerados os municípios do país com mais de 500 mil habitantes, São José ficou em segundo lugar, atrás de Campo Grande (MS), e em primeiro na Região Sudeste.

Inovação

A Assessoria de Programas para a Juventude, que integra a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida da Prefeitura, atribuiu os 80 pontos –de um máximo de 100– dados ao Conexão por ele ser um programa descentralizado, próximo da comunidade, ter incorporada a prestação de serviços e possuir lei regulamentadora e recursos municipais próprios.

Outro motivo decisivo seria o fato de existir um órgão na Prefeitura criado especificamente para manter políticas pública para a juventude. Além disso, nos moldes em que foi criado, o Conexão Juventude é um programa único no país, tendo como características principais a simplicidade e o baixo custo de realização.

O programa foi inscrito para concorrer ao prêmio em outubro do ano passado. Em seguida, a comissão avaliadora analisou todos os programas para aceitar ou não a inscrição com base no regulamento. A fase final foi a análise dos projetos aprovados.

Foram analisadas e classificadas até cinco iniciativas inovadoras em cada região geográfica do país, divididas em oito categorias. A premiação consta, além da entrega de certificado de reconhecimento, da disponibilização da iniciativa no repositório virtual do Cedoc (Centro de Documentação em Políticas Públicas de Juventude) e da publicação dos projetos vencedores com o objetivo de que possam ser replicados por outros municípios.

Desde 2017

Criado em março de 2017 pela Prefeitura de São José dos Campos, o Conexão Juventude completou 50 edições no dia 8 de dezembro do ano passado. Nesse período, já atendeu mais de 130 mil pessoas. Somente nas 17 edições de 2019, o público estimado chegou a 68 mil pessoas, com 50.053 atendimentos realizados nos diversos serviços e oficinas do programa.

O Conexão é sucesso de público e também de crítica. Pesquisa realizada pelo Ipplan (Instituto de Pesquisa e Planejamento) apontou que 99,27% dos participantes avaliaram o programa como ótimo ou bom.

Além do Conexão, a Assessoria de Programas para a Juventude criou e realiza periodicamente outros programas e ações que atraem pessoas de todas as idades, mas com foco na população jovem.

Publicidade